Quênia escolhe novo presidente; conheça os candidatos

Enviado por / FonteG1

William Ruto, o atual vice-presidente, e Raila Odinga, um líder da oposição, são os dois candidatos a ocupar o cargo de presidente do país africano.

Os eleitores do Quênia votam para escolher um novo presidente e legisladores nesta terça-feira (8), após meses de alta nos preços dos alimentos e de escândalos de corrupção e descrença de que o próximo governo fará alguma mudança.

Um grande número de jovens não se registrou para votar, mostram os números da comissão eleitoral. Muitos dizem estar frustrados com a desigualdade social e com um sistema político cominado por uma elite.

O presidente Uhuru Kenyatta deixa o comando da do país depois de dois mandatos, o máximo permitido.

Os principais candidatos que concorrem para substituí-lo não são caras novas: William Ruto, de 55 anos, foi vice de Kenyatta nos últimos nove anos, embora os dois tenham se desentendido, e Raila Odinga, de 77, é um antigo líder da oposição que, desta vez, ganhou o apoio de Kenyatta.

A votação encerrará uma longa campanha, que começou muito antes do período oficial, em um contexto econômico marcado pelo aumento do custo de vida, devido à pandemia e as consequências da guerra na Ucrânia.

Nos últimos meses, os candidatos participaram de vários eventos eleitorais, de vilarejos isolados até bairros das periferias do país.

As divergências também se espalharam pela internet, acompanhadas por um fluxo interminável de mentiras.

Nação estável, eleições com problemas

O Quênia é uma nação estável em uma região com muita instabilidade. O país abriga a sede de empresas com a Alphabet, Visa e outros grupos internacionais.

O país ainda lembra da saga eleitoral de 2017, quando a Suprema Corte invalidou o resultado devido a irregularidades, algo inédito na África. À espera da segunda votação, manifestações da oposição foram duramente reprimidas pela polícia e terminaram com dezenas de mortos.

Em 2007-2008 foram registrados confrontos étnico-políticos que deixaram mais de 1.100 mortos e centenas de milhares de deslocados.

Desta vez, os pedidos de calma são repetidos.

“Os quenianos esperam que a votação deste ano seja diferente”, afirma um editorial do jornal Daily Nation.

No domingo, a embaixadora dos Estados Unidos no Quênia, Meg Whitman, afirmou que as eleições representam uma “oportunidade para mostrar ao mundo a força da democracia queniana”.

Centenas de observadores internacionais e da sociedade civil serão mobilizados na terça-feira.

A Comissão Eleitoral treinou centenas de conselheiros e aperfeiçoou o sistema de identificação e transmissão eletrônica, e afirma que está preparada para assumir o desafio de uma votação impecável.

+ sobre o tema

Cientistas sul-africanos acham fósseis de ancestral do homem

Fragmentos em rocha podem pertencer a hominídeo encontrado em...

Revista New African designa 100 Africanos mais influentes

A New African, uma revista africana, divulgou no seu...

para lembrar

Voto em branco e voto nulo: entenda qual é a diferença

Nas eleições de outubro próximo serão escolhidos pelo voto...

PT mira Frank Aguiar para vice de Mercadante em SP

Por: Beto Silva O PT estadual quer usar a mesma...

Os candidatos e as candidatas do Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de ...

Em SP, 35 dos 94 deputados estaduais respondem a processos

Assessores dos parlamentares explicam as ações na Justiça; os...
spot_imgspot_img

Mais de 5 mil municípios realizam eleições para conselhos tutelares neste domingo

Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares...

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível por mentiras e ataques ao sistema eleitoral

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria nesta sexta-feira (30) para tornar Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, quando terá 75 anos. Quatro dos sete ministros da corte...

TSE pode concluir nesta sexta o julgamento de Bolsonaro; veja o que está previsto para a sessão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode concluir nesta sexta-feira (30) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso entra no quarto dia de sessões....
-+=