Quénia ou Djibuti: Quem entra no Conselho de Segurança da ONU?

Enviado por / FonteDW, por António Cascais

Durante a primeira ronda de votação decorrida nesta quarta-feira (17.06), nenhum dos dois conseguiu o mínimo de dois terços dos votos, ou seja, no mínimo 128 votos em casos de participação dos 193 membros das Nações Unidas.

Em fevereiro, a União Africana (UA) indicou o Quénia para ser representante de África no Conselho de Segurança em votação secreta. Através de uma nota de protesto Djibuti exigia que a União Africana reconsiderasse a sua posição de indicar o Quénia, alegando ser inadmissível e contra as regras do organismo.

Os membros da União Africana justificaram que queriam evitar que a África tivesse três países francófonos no Conselho de Segurança em 2021, com a adesão do Níger e da Tunísia. Mesmo assim, Djibuti recusou-se a retirar a sua candidatura.

Interesses geopolíticos na origem da disputa?

Bandeira da UA

Roba Sharamo, diretor do Instituto de Estudos de Segurança em Adis Abeba, Etiópia, suspeita que interesses geopolíticos possam estar a alimentar essa disputa.

“Há muitas histórias, talvez Djibuti esteja a ser empurrado por potências externas. Havia suspeitas de que talvez alguns países de língua francesa estivessem por detrás disso, mas agora torna-se cada vez mais claro que a China está a empurrar o Djibuti”, entende Sharamo.

Com esta disputa entre o bloco francófono e anglófono, é a imagem do continente africano que fica mal na fotografia, considera o analista político, o queniano Martin Oloo.

“A União Africana quis incentivar apenas um país a candidatar-se. O facto de termos agora dois países explica a grande divisão entre o Ocidente e o Oriente. E, neste caso específico, o Ocidente é suscetível de apoiar o Quénia e o Oriente é suscetível de apoiar o Djibuti”, acredita Oloo.

China apoia os dois?

Entretanto, os dois países afirmam que as suas candidaturas estão a ser apoiadas pela China. Mas que papel Quénia ou Djibuti poderiam desempenhar no Conselho de Segurança?

Roba Sharamo responde: “Penso que o continente africano é um ator importante no mundo e é, ao mesmo tempo, o continente que acolhe muitas missões de manutenção da paz, e isso exige alguma voz a esse nível. Penso que é tempo de ter um país africano como membro permanente do CS da ONU, à medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente”

As eleições de quarta-feira (17.06) na ONU contemplaram também a presidência da Assembleia Geral, que a partir de setembro pertencerá ao turco Volkan Bozkir.

Também foram escolhidos quatro membros não permanentes para o Conselho de Segurança, faltando um lugar para os estados africanos. Assim, A Índia, Irlanda, México e Noruega passam a fazer parte do Conselho de Segurança da ONU no início do próximo ano, com um mandato de dois anos.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

Relator da ONU pede que países redobrem esforços contra o racismo na Internet e mídias sociais

O relator especial da ONU sobre formas contemporâneas de...

Assembleia Geral da ONU aprova criação de agência para as mulheres

Deliberação atende proposta do UNIFEM de garantir expressiva presença...

CEOs brasileiros debatem papel do setor privado na promoção dos direitos humanos

Pensar em direitos humanos na hora de traçar as...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Missão Colombiana na OEA, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...
-+=