Quer aprender o bê-a-bá do feminismo? A gente ensina

Nós sabemos: você já cansou de ouvir que “não se nasce mulher, torna-se”. Você provavelmente sabe que a mais repetida das citações feministas está no volume I de O Segundo Sexo, obra máxima de Simone de Beauvoir. Nós já vimos essa frase em tantos artigos, tantos memes, tantos textões de Facebook – a gente já viu essa frase até no Enem e em propaganda de creme hidratante! – que às vezes fica até chato não saber o que, afinal, a pensadora francesa quis dizer quando escreveu a célebre frase. Para resolver essas e outras dúvidas de quem está descobrindo o feminismo, a Associação AzMina de Jornalismo Investigativo, Cultura e Empoderamento Feminino vai promover a aula “Introdução ao Feminismo – História, teorias e reflexões”.

Por Nana Queiroz Do Brasil Post

A Letícia Bahia, Diretora de Relações Institucionais d’AzMina, é quem vai conduzir a conversa, apresentando uma visão geral sobre história do Feminismo, as principais vertentes e suas contribuições. Psicóloga com experiência no campo da sexualidade, Letícia vai ajudar a gente a compreender como o conceito de gênero interfere na construção da identidade, fazendo a ponte entre teoria e prática.

Em outras palavras, você vai compreender como é que, nos dizeres de Beauvoir, você tornou-se mulher. Também vamos conhecer um pouco do que existe por aí em termos de legislações feministas, da lei brasileira do feminicídio e as experiências internacionais de licença paternidade. Cultura do estupro e o papel da mídia também serão assuntos explorados.

E tem mais, gente: além de sair desse encontro com a língua afiada pra desconstruir aquele tio que sempre te desafia nos almoços de família, você ainda estará dando sua contribuição para o jornalismo feminista. É que essa atividade faz parte de uma série de eventos que a Revista AzMina está promovendo para arrecadar recursos que irão bancar grandes reportagens. Temas fundamentais como aborto e gênero na educação, tão importantes para se construir uma sociedade mais justa e tão ausentes dos principais veículos de comunicação, serão investigados pelo olhar dedicado da equipe de reportagem da Revista AzMina. Pra comprar seu ingresso e dar uma força na nossa vaquinha basta fazer sua contribuição no nosso crowdfunding e escolher a aula como recompensa.

Então fica o convite: a gente ajuda você a dominar os principais conceitos feministas e você ajuda a revista a produzir um jornalismo que melhore o mundo. Afinal, a gente sabe que falar sobre Feminismo é importante, mas botar a mão na massa e produzir um mundo mais feminista é fundamental. Vamos tod@s?

SERVIÇO:

O que? Aula “Introdução ao Feminismo – história, teorias e reflexões”.

Quem? Letícia Bahia, Diretora de Relações Institucionais da Revista AzMina.

Quando? Dia 14 de abril às 19h30.

Onde? Rua Rubião Meira, 59 – do lado do metrô Sumaré.

Investimento: R$ 50

Como fazer a inscrição? Escolha a aula como recompensa na nossa vaquinha virtual.

2016-03-29-1459268774-1093671-unnamed-thumb

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...
-+=