Questão da terra é a mais difícil enfrentada pelos quilombolas, diz ministra

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), afirmou que a questão da terra para as comunidades quilombolas “é a mais difícil” enfrentada por essa população.

– Trabalhamos contra todos os paradigmas e toda a legislação do país – afirmou ela, durante audiência pública que acontece neste momento no Senado.

A regularização fundiária dessas terras é uma das principais demandas dos quilombolas, que participam nesta semana do lançamento da Campanha em Defesa dos Direitos do Povo Quilombola (que inclui uma marcha na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde de hoje).

Ao apontar as dificuldades para a titulação dessas terras, Ivo Fonseca, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq, entidade que promove a campanha), lembrou o assassinato, no ano passado, do líder quilombola do Maranhão, Flaviano Pinto Neto, supostamente por fazendeiros da região.

Durante a audiência, diversos quilombolas fizeram uma manifestação, cantando músicas típicas de suas comunidades. Eles chegaram a interromper a reunião, protestando contra a falta de espaço para todos e solicitando que também pudessem se manifestar. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), informaram que mais duas salas estavam disponíveis (com telões que transmitem a audiência) e que os representantes dos quilombolas teriam a oportunidade de se expressar – neste momento, são eles que estão falando.

A audiência está sendo realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Fonte: Senado

+ sobre o tema

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana

Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana. Livro...

Caixa Econômica Federal tira do ar anúncio que retrata Machado de Assis como um homem branco

A Caixa Econômica Federal suspendeu a veiculação de uma...

Bumba meu boi é uma ópera popular reveladora do inconformismo

As festas juninas resistem, notadamente no Nordeste. Cada Estado...

ANASTÁCIO: Semana da Consciência Negra está preparada

Fonte: Aquadiana -   Em Anastácio, já está...

para lembrar

AMANHÃ 19 julho Bate Papo Cadernos Negros

A Representação Regional da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) em...

Os desafios da comunidade negra

Adney Araújo de Abreu, nascido em São Paulo, na...

Africanidades e Relações Raciais por Cidinha da Silva

Três propostas de políticas públicas para o setor do...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=