RAÇA: Manifestações livres sobre qualquer assunto – Por: Leno F. Silva

Nas últimas semanas estive envolvido com o lançamento de Raça – um filme sobre a igualdade, que estreará em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, na próxima sexta-feira, 17 de maio. Nesse período participei de dois debates, um promovido pela Folha de S. Paulo e outro, com professores, organizado pela Afroeducação.

Em ambos os encontros a recepção do público foi muito boa e as manifestações demonstraram que as histórias de Dona Miúda dos Santos, que luta com o seu povo para legalizar o Quilombo Linharinho, no Espírito Santo; de Netinho de Paula, à frente da criação da TV da Gente, a primeira emissora televisiva dirigida por um negro e que pretendia dar visibilidade à maioria da população brasileira que pouquíssimo espaço ocupa nos meios de comunicação; e Paulo Paim, o único senador negro que batalhou por mais de dez anos para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

Com sensibilidade, uma bela fotografia e uma edição precisa, o documentário se constitui como um importante instrumento de ação para que o Brasil reflita sobre os caminhos para a construção de uma democracia racial de fato, em que todos os cidadãos tenham condições de viver de maneira justa e digna, e banindo o racismo velado ou explícito da nossa sociedade.

Ontem, na pré-estreia em São Paulo, o Cine Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, estava lotado, e contou com as presenças de Dona Miúda e do Netinho. O senador Paulo Paim, que havia confirmado presença, não pode comparecer, mas o evento reuniu dezenas de lideranças dos movimentos negros e tantos outros simpatizantes dessa luta que é de responsabilidade de todos os brasileiros.

Agora, o desafio é lotar as salas de cinema e estimular o público a debater as questões costuradas tão bem pela dupla formada por Joel Zito Araújo e Megan Mylan, diretores da fita.

Raça chega à telona para inspirar cada um de nós e joga luz num tema que, historicamente, o país vem fazendo questão de não enfrentar
com a coragem e a prioridade necessárias. Sim, somos um país diverso, miscigenado e só nos transformaremos numa grande nação quando acabarmos com o racismo e as desigualdades sociais. E mais: a renda da bilheteria do filme será destinada ao Fundo Baobá, entidade que se dedica em apoiar iniciativas que promovam a igualdade racial. Vamos nessa? Por aqui, fico. Até a próxima.

Ficha técnica:

Produção: Principe Productions e Casa de Criação

Diretores: Joel Zito Araújo e Megan Mylan

Duração: 104 minutos

Serviço:

Assista, divulgue e convide seus amigos para ver Raça – um filme sobre a igualdade.

Mais informações: www.racafilme.com
e www.facebook.com/racafilme/info

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Avaliação positiva do governo bate recorde com 78,4%, diz Sensus

Popularidade de Lula é de 81,4%, aponta pesquisa.Em agosto,...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

Governo prorroga IPI menor para linha branca

Por: Frederico Rosas Com o objetivo de estimular a...

Brasil é primeiro colocado em ranking internacional de combate à fome

Fonte: UOL Notícias - Roma (Itália) - A organização...

Polêmica: Evangélicos x Vendedores de Acarajé

No último "Programa Esquenta" da apresentadora Regina Casé, um...

Consciência: o novo trem da história

JOSÉ VICENTE A LUTA dos negros na denúncia ...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=