Rachel – a branca americana que quer ser negra – nos coloca a todos em xeque

Uma profusão de assuntos, cabeça fervilhando, mil leituras para colocar em dia, inclusive a última encíclica papal sobre as questões climáticas, e me debruçar com mais atenção sobre a história da mulher branca que se passou por negra durante anos.

no Jornal do Brasil por Mônica Francisco *

Ora, essa última muito interessante. Ainda mais nestes dias de defesa incondicional das chamadas liberdades, assim no plural, e nossa aposta nas auto declarações. Em um mundo onde ansiamos pela tão propalada, cantada e guerreada liberdade, ou melhor a liberdade de expressar-se, vem a calhar o assunto, ainda que precise me debruçar mais sobre ele.

A norte americana Rachel Dolezal deseja “ser” negra, assim como todos os dias aqui no Brasil assistimos à busca pelo embranquecimento, que sabemos enriquece a indústria cosmética, principalmente no que se refere aos cabelos, com os famosos alisamentos, alguns ditos “definitivos”, inicialmente institucionalizada como política de Estado, traduzida na facilitação e estímulo à entrada de imigrantes europeus, tem na “beleza” seu maior aliado.

Sabemos que  por aqui em nossas paragens, a maioria das revistas e produtos estampa majoritariamente mulheres não negras, tendo a mesma situação nas peças de marketing televisivo, direto ou em outdoors e totens espalhados pelo país.

O nome já diz: definitivo, aquilo que vai definir, ou seja, a possibilidade de que algo defina alguém como pertencente a uma raça, é muito tolerado e até estimulado se isso convier ao que se costuma nomear de “supremacia branca”, ou até de “branquitude”, quase um estado mental, uma ideologia, que é perfeitamente aceita.

Não é à toa que em um país dito defensor das liberdades como o nosso, as pessoas negras não possam utilizar o “seu” cabelo, o cabelo que é peculiar e natural aos que são descendentes de povos negros do continente africano.

E segue-se de maneira silenciosa nas estruturas da sociedade mundial, e aqui no Brasil, o racismo institucionalizado é extremamente eficaz nisso, porque vai produzindo um discurso de aversão ao que diz respeito ao fenótipo negróide, como a “doma” de cabelos “rebeldes” e soluções milagrosas contra cachos persistentes.

É na “boa aparência”, proibida de ser redigida em anúncios de emprego. mas posta em prática na seletividade dos postos de trabalho, que mora o perigo. Há uma divisão social da cor nos postos de trabalho, mas nossos olhos são treinados para não vê-la. É só apurar o olhar e dar uma bela passeada pelos shoppings uma tarde dessas.

A agitação acontece, e se dá  por conta da ruptura e o mal-estar que Rachel produz ao anunciar-se negra, defender e declarar sua “negritude”, assumida por afinidade e conformadora da sua própria identidade, e mais ainda, norteadora das suas opções de vida. Ela não mentiu, ela não se sentiu mentindo, para ela é verdade absoluta, quem ela é.

Para nós por aqui, não é problema nenhum  e até achamos graça do jogador de futebol da moda, que se auto proclamou branco por conta da cor de seus olhos. Carnavalizamos, e tá certo, ele é branco.

Rachel nos coloca a todos em xeque, revelando uma capacidade espetacular de se colocar literalmente no lugar do outro, do diferente. Sua extrema capacidade de viver sua humanidade em potência elevada e  sentimentos e conceitos tão abstratos como liberdade, reconhecimento, e igualdade, de forma tão concreta, tiraram do eixo, tanto a população negra, quanto  e principalmente a população branca.

Nós por aqui assistimos à potência mundial, racista, xenófoba, de longe e com um certo olhar de reprovação e assombro, e continuamos tocando a vida na nossa bela e ensolarada democracia racial.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

A hora de pôr os pés no chão: a favela mudou

Por: Mônica Francisco * A escrita desta coluna é uma tarefa difícil,...

“A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo!”

Na semana que passou, uma frase dita por meu...

Manifestações de intolerância crescem no mundo, e aqui não é diferente

Mônica Francisco* Esta semana continua fervendo com o calor típico...

Cotidiano das favelas se tornou um circo de horrores

O que dizer do que estamos vivendo neste momento...
spot_imgspot_img

Combater o racismo é lei no Rio de Janeiro

Enfrentar toda forma de discriminação e preconceito é responsabilidade de toda sociedade dita civilizada. Trago em minha trajetória o combate veemente às chagas que...

Mônica Francisco, eleita no Rio: ‘Minha eleição é consequência de uma trajetória’

Ativista, pastora e feminista, ex-assessora de Marielle Franco foi eleita deputada estadual no Rio de Janeiro com mais de 40 mil votos. Por Leda Antunes, no...

A dororidade e a dor que só as mulheres negras reconhecem

"Boa noite, Vilma. Seu livro mostrou meu não lugar... não tenho a branquidade de Schuma Schumacher (escritora e feminista), nem a vivência das Pretas....
-+=