Sobre o termo “raça”e o que aprendi com Dolezal

Essa semana as redes sociais entraram em curto debatendo o caso de Rachel Dolezal, uma mulher branca que, através de tratamentos cosméticos e uma rede de mentiras, se passou por negra e se beneficiou profissional e socialmente disso. Durante a discussão foi possível perceber um forte questionamento de que a, cientificamente obsoleta, terminologia “raça” significa nos dias de hoje. Muitos se mostraram confusos e tentaram associar raça a uma questão de performance, tal como gênero e, portanto, sujeito a auto-identificação e manipulação individual. Então, na tentativa de sanar essas dúvidas, sigo:

por Leopoldo Duarte no Revista Fórum

OPosto

Primeiramente, vale ressaltar que o que está em debate não é se categorizar pessoas em raças ainda seria válido ou não. A mesma ciência que endossou a tese católica de que negros seriam seres humanos inferiores refutou tal hipótese. Então, não é nenhuma novidade argumentar que somos todos uma mesma espécie, vindos dos mesmos ancestrais evolutivos e ipso factum. Contudo, a cultura discriminatória nascida dessa união é real e palpavelmente duradoura. Para esses argumentadores queria deixar escuro que o movimento negro não tem dúvidas de que não somos inferiores, portanto, se nós, os mais prejudicados por essa suposição, raramente questionamos o uso, é, justamente, porque ele é válido para fins comunicativos. Sendo assim, receio que o que incomoda mais essa gente que se incomoda com o uso desse termo seja o dedo apontado pra origem européia e “científica” desse termo. De qualquer forma, quem tem tempo pra se preocupar com o léxico mais apropriado que essa catalogação branca de seres humanos, revela o total afastamento do combate diário contra os efeitos nada abstratos do racismo na vida (e morte) de milhões de pessoas.

Dito isso, o caso Dolezal sugere uma forte relação entre a identidade social negra com o racismo. Prova disso são os inúmeros casos de agressão que ela fabricou ao longo dos anos. Denúncias de suásticas, invasões domiciliares, uma forca pendurada no seu quintal e até uma extensa carta de ódio os quais só ela viu ou poderia ter implatado – segundo investigação policial – são alguns exemplos. Isso porque seria impossível conceber uma pessoa negra da diáspora (empoderada) que desconheça discriminação na pele.

O que difere Dolezal de pessoas nascidas negras é que ela teve o (branco) privilégio de elaborar as próprias agressões que “sofreu” e tem a liberdade de lidar com racismo somente quando bem preferir. Um fato importante quando entendemos que tal como qualquer minoria social, a nossa identidade política se dá pela opressão que compartilhamos. Assim como militantes LGBT e feministas, negros e negras estão unidos pela dor de se viver numa sociedade que preferia que a nossa existência fosse livre de autonomia ou sumariamente erradicada. A nossa especificidade, porém, está no fato de que o construto social é indissociável do biológico, e diferente da transexualidade, o dado “raça” é geneticamente herdado e inato. Ou seja, nós herdamos/transmitimos a opressão que sofremos e não podemos acender o OFF por vontade própria. Contudo o mais cruel nessa comparação é que, além de ser geralmente feita por pessoas cis, ela ignora o fato de que pessoas trans não escolhem ser assim e se assumem para viverem suas verdades e não um castelo de mentiras com acesso direto ao sucesso social e profissional. Além da inferência de que gênero tem relação direta com os artifícios cosméticos e indumentária (enganadores) que Rachel usou para enganar as pessoas.

Agora, o que mais me incomodou no argumento de que a identidade racial seria meramente um construto social, é a implícita indicação de que ser negro seria uma variante da norma. Esta coincidentemente carente de melanina. Ou seja, a subentendida ideia de que ser branco seria uma identidade primordial. E o mais risível disso é que geralmente esse comentário – pró-transracialidade – é acompanhado da alegação de que “viemos todos da África”. Pois bem, se somos todos igualmente africanos, então por que nosso alicerce cultural não é?! Se cada um se identifica com a raça que bem entender, por que estamos discutindo isso agora e não quando Michael Jackson fez sua transição décadas atrás? Racismo, talvez?! Aposto que a própria Rachel diria que sim, pois ela, apesar de tudo, é uma das poucas pessoas brancas que fez o dever de casa e foi além da definição de quinta série do que é racismo.

A partir de tudo isso, acredito que negros somos todos os que convivemos cotidianamente com o peso de se viver numa cultura construída por e para pessoas brancas. Talvez numa sociedade cujo ideal pós abolição foi de segregação como nos EUA seja possível falar em performatividade racial, mas por aqui a política foi de embraquecimento e criminalização. Logo, por aqui é bem mais difícil definir quando tantos negros fazem questão de esconder seus “pés na cozinha”. Todavia, tanto lá quanto aqui, é impossível se afirmar uma pessoa negra quando se desconhece – ou se ignora solenemente – o sentimento de impotência frente a todas as injustiças e barbáries cometidas contra o povo negro.  Quando se desconhece a dificuldade que é pensar em colocar filhos no mundo quando se sabe que o racismo estará presente na vida dessa criança, provavelmente, desde o pré-natal – ou ausência de. Quando se sabe que a diáspora não narra somente a trajetória de remoção e espalhamento das etnias africanas pelo globo, mas também a erradicação da África da vida de todos os que sobreviviam ao trajeto – e, hoje, de seus descendentes. Descendentes de escravos dificilmente conhecerão o sobrenome verdadeiro de seus antepassados, seu país e tribo de origem específicas, que língua falavam, quais deuses cultuavam e nem nada que descendentes de imigrantes europeus orgulhosamente recitam. Ou quando não se sabe como é difícil enxergar beleza em si por ser inteiramente diferentes dos referenciais de beleza exibidos a exaustão.

Por fim, gostaria de dizer que seria realmente admirável se todas as pessoas brancas preocupadas em definir o que significa ser negro demonstrassem o mesmo ímpeto para identificarem o que significa ser branco numa sociedade cega pelo ideal de branquitude vigente. É particularmente triste ver pessoas da comunidade LGBT querendo definir o que significa ser de outra minoria quando sabemos que por trás de toda tentativa de descobrir a raíz da homossexualidade se esconde a intenção de curá-la, já que a heterossexualidade permanece isenta de dissecação. É como se negros não tivessem direito a se autodefinir, nem de identificar os nossos. É como se mais uma vez houvesse um sinhozim nos dizendo quem somos, como devemos agir e o que devemos contestar. Isso para não me alongar e discutir quão surreal o fato de que, se o mundo realmente enxergasse Dolezal como uma mulher negra, ela dificilmente teria todo esse destaque em tantos canais de comunicação. Com tantas mulheres negras aptas para debaterem suas vivências, é absurdamente cruel perceber como a mídia branca descaradamente prefere ouvi-las sob a perspectiva de uma mulher mitômana, porém branca.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Anúncio com Ashton Kutcher acusado de racismo

O novo anúncio com Ashton Kutcher para a empresa...

Clube alemão ganha fama com caveira, rock e luta contra racismo

Por: FÁBIO DE MELLO CASTANHO Sentados em uma...

Atos de racismo perderão o direito de fiança

Pela Constituição, delitos desse tipo não dão direito a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=