Racionais MC’s planeja turnê nacional de 30 anos de carreira

O grupo de rap passará por oito cidades brasileiras

Da RollingStone

Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)

Os Racionais Mc’s vão comemorar 30 anos de carreira, desde o início da formação original, com oito shows por capitais ao redor do Brasil.

As apresentações têm início no dia 8 de junho em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, e será encerrada em São Paulo, dia 12 de outubro, no Credicard Hall.

O grupo foi formado em 1988 (o que resulta em uma estrada de já 31 anos), mas sua formação original, liderada por Mano BrownEdi RockKL Jay e Ice Blue comemora três décadas com um espetáculo planejado.

O quarteto sobe ao palco acompanhado por uma banda completíssima, com aproximadamente 12 músicos. Com metais, teclados, percussão, bateria, baixo e duas guitarras, os instrumentos serão tocados por músicos  que “cresceram ouvindo Racionais”, garante Edi Rock, em entrevista ao Estadão.

Celebrar essa data especial, porém, gerou a necessidade de reflexão sobre as letras que os Racionais cantaram em seus discos clássicos, como Sobrevivendo no Inferno.

Ao mesmo tempo em que muitas rimas continuam completamente atuais e pertinentes em 2019, como racismo, desigualdade social e violência e brutalidade policial, os MCs precisaram reavaliar a forma como falavam sobre as mulheres em alguns versos.

Em uma época marcada por debate, ativismo e intensa luta por igualdade e respeito, os rappers perceberam que esse seria o momento perfeito para reconsiderar parte de algumas canções icônicas como “Estilo Cachorro” e “Qual Mentira Vou Acreditar?“.

Além da turnê, a história do grupo será retratada também nos cinemas. Dois filmes estão em produção: um documentário e outro com atores nos papéis dos músicos. Nenhum tem data de estreia.

+ sobre o tema

A Saga dos Engenheiros Rebouças

A Bahia reconhecida   desde   suas   origens  como  terra  de   tantos  brasileiros ilustres,  nas mais diversas áreas profissionais, alguns cujos nomes são...

Projeto usa celular para mobilizar jovens quilombolas na Bahia

Redação Correio Nagô - Março de 2008. Um navio...

ONU recorda Mandela como “defensor global da dignidade e igualdade”

“Um extraordinário defensor global da dignidade e igualdade e...

para lembrar

Beleza Negra: a noite em que todos somos deuses do ébano

Concurso que elege rainha do carnaval do Ilê Aiyê...

Abolição de fato!

por Edialeda Salgado Nascimento   Após tantos séculos de...

Política e a Questão Racial por Antonio Ozaí da Silva

Fonte: Sociologia é o limite "A propaganda abolicionista,...

Cartas da Prisão de Nelson Mandela reúne textos inéditos do líder político

A Todavia lançou recentemente no Brasil o livro Cartas da Prisão de...
spot_imgspot_img
-+=