Racismo contra Rodrygo: MP abre investigação após relatório apontar perfis

Órgão recebe levantamento com autores de ofensas nas redes sociais contra atacante do Real Madrid após discussão com Messi em Brasil x Argentina

FONTEPor Cahê Mota, do ge
Rodrygo (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Um relatório realizado pelo grupo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em parceria com Rodrygo, identificou 107 perfis que cometeram racismo contra o atacante do Real Madrid. As ofensas foram feitas após a discussão do jogador com Messi, na derrota do Brasil para Argentina, pelas eliminatórias. O documento foi entregue ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que deve abrir investigação.

Bate-boca entre Messi e Rodrygo (Foto: Pedro Vale / Foto FC)

Rodrygo recebeu centenas de ofensas racistas no X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. O relatório apontou apenas as páginas com possível identificação dos responsáveis, e não os que se escondem em perfis falsos.

Racismo contra Rodrygo: relatório apontou 107 perfis diferentes que fizeram ofensas racistas contra atacante após Brasil x Argentina (Foto: Reprodução/Observatório do Racismo no Futebol)

A procuradora Patrícia Leite Carvão, da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do MP-RJ, recebeu o documento e deu seguimento ao processo de investigação, que pode gerar uma denúncia à Justiça. Os autores podem ser responsabilizados, mesmo que muitos sejam argentinos.

À época, Rodrygo publicou um desabafo nas redes sociais e reiterou que vai continuar no combate ao racismo.

– Os racistas estão sempre de plantão. Minhas redes sociais foram invadidas com ofensas e todo tipo de absurdo. Está aí pra todo mundo ver! Se não fazemos o que eles querem, se não nos comportamos como eles acham que devemos, se vestimos algo que os incomoda, se não baixamos a cabeça quando somos atacados, se ocupamos espaços que eles acham que são só deles, os racistas entram em ação com o seu comportamento criminoso. Azar o deles. Nós não vamos parar!

-+=
Sair da versão mobile