Racismo de aluno contra africano é denunciado por estudantes de universidade no RS

Enviado por / FonteHapyness

Uma apuração do Brasil de Fato relatou um grave caso de racismo no curso de enfermagem da UniRitter, uma universidade particular gaúcha. Durante uma aula que falava sobre a experiência dos alunos em seus estágios, um estudante afirmou que “africano fede até com banho”.

Durante uma aula à distância da matéria ‘Estágio Supervisionado I’, uma aluna relatava sua experiência em uma Unidade Básica de Saúde com uma comunidade de haitianos em Canoas, cidade na região metropolitana de Porto Alegre. Então, um dos estudantes provou todo seu racismo e sua ignorância afirmando que “africanos fedem até com banho”. Primeiramente, haitianos não são africanos, né? O Haiti fica no Caribe. Em segundo lugar, essa frase é absolutamente racista e enojante.

Segundo um estudante presente na aula, os alunos repreenderam rapidamente a fala. “A professora se pronunciou, repreendeu a aluna no mesmo momento. Inclusive, gostaria de elogiar a postura dela e dos outros professores”, afirmou o anônimo ao Brasil de Fato.

A estudante responsável pela fala afirmou que não quis ofender ninguém e nem cometer um ato de racismo em uma nota. É claro que cometeu.

A UniRitter afirmou que não compactua o racismo, mas não confirmou se irá expulsar a aluna da instituição. “A UniRitter, como instituição de ensino, atua na promoção da formação crítica, cidadã e consciente da comunidade acadêmica, reforçando preceitos a respeito da diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa e origem social. Sendo assim, repudia qualquer atitude discriminatória, seja ela no ambiente acadêmico ou fora dele. Tão logo tomou conhecimento dos fatos ocorridos, a instituição endereçou o tema sob o ponto de vista pedagógico e, também, as medidas cabíveis seguindo seu Regimento Geral”, disse a instituição de ensino.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Impedida de entrar em loja, delegada negra faz denúncia de racismo

A delegada Ana Paula Barroso foi impedida de entrar...

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=