Racismo de aluno contra africano é denunciado por estudantes de universidade no RS

Enviado por / FonteHapyness

Uma apuração do Brasil de Fato relatou um grave caso de racismo no curso de enfermagem da UniRitter, uma universidade particular gaúcha. Durante uma aula que falava sobre a experiência dos alunos em seus estágios, um estudante afirmou que “africano fede até com banho”.

Durante uma aula à distância da matéria ‘Estágio Supervisionado I’, uma aluna relatava sua experiência em uma Unidade Básica de Saúde com uma comunidade de haitianos em Canoas, cidade na região metropolitana de Porto Alegre. Então, um dos estudantes provou todo seu racismo e sua ignorância afirmando que “africanos fedem até com banho”. Primeiramente, haitianos não são africanos, né? O Haiti fica no Caribe. Em segundo lugar, essa frase é absolutamente racista e enojante.

Segundo um estudante presente na aula, os alunos repreenderam rapidamente a fala. “A professora se pronunciou, repreendeu a aluna no mesmo momento. Inclusive, gostaria de elogiar a postura dela e dos outros professores”, afirmou o anônimo ao Brasil de Fato.

A estudante responsável pela fala afirmou que não quis ofender ninguém e nem cometer um ato de racismo em uma nota. É claro que cometeu.

A UniRitter afirmou que não compactua o racismo, mas não confirmou se irá expulsar a aluna da instituição. “A UniRitter, como instituição de ensino, atua na promoção da formação crítica, cidadã e consciente da comunidade acadêmica, reforçando preceitos a respeito da diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa e origem social. Sendo assim, repudia qualquer atitude discriminatória, seja ela no ambiente acadêmico ou fora dele. Tão logo tomou conhecimento dos fatos ocorridos, a instituição endereçou o tema sob o ponto de vista pedagógico e, também, as medidas cabíveis seguindo seu Regimento Geral”, disse a instituição de ensino.

+ sobre o tema

O nosso racismo é um crime perfeito

por Arísia Barros, com informações de Yara e Denise...

6 maneiras de combater a discriminação racial ainda na infância

Professora da Unesp mostra como nós, adultos, podemos ajudar...

Racismo no Metrô Campo Limpo: A versão do Metrô

O músico William Oliveira Santos, 25, afirma ter sido...

para lembrar

Professor negro denuncia violência policial

Caso ocorreu em saída de festa noturna. Polícia Militar...

As cotas para os negros e o racismo no Brasil

    Anderson Belmiro Caríssimos, gostaria de participar...

Artigo – Campanha de Enfrentamento do Racismo no Brasil

Campanha de enfrentamento do Racismo no Brasil por Manoel Messias...

Para onde foi a senzala?

Em dezembro de 2013, Casa-grande & senzala, o clássico...
spot_imgspot_img

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...

Transplante bem-sucedido é exemplo para candidatos

O Rio de Janeiro inteiro, dor e delícia, tragédia e compaixão, coube na saga de dona Maria Elena Gouveia por um fígado. Moradora de...

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...
-+=