quarta-feira, agosto 10, 2022
InícioArtigos ExclusivosGuest PostRacismo e preconceito na sociedade

Racismo e preconceito na sociedade

Só o meu povo, povo preto, irá entender esse texto!

Já cansei de ouvir que sou racista por tratar do assunto diariamente, e que eu já estava ficando complexa com isso! Mas o que as pessoas não entendem é que os negros não são racistas!

Sim, eles não são racistas, eles reproduzem o racismo que já está enraizado na sociedade, e não, não existe racismo reverso!

É fácil falar de escravidão quando o seu povo branco não sofreu nela, é fácil falar que o povo preto se faz de vítima por não estar incluso na sociedade. É fácil ser branco!

Eu já ouvi dizer que racismo é opinião (‘-‘)! Opinião para mim é eu dizer que gosto de café e você dizer que não. Racismo vai muito além disso, racismo é opressão, racismo é tortura. É difícil ser parada(o) todos os dias pela polícia por estar carregando contigo marcas de tortura, por apenas ser preto! É difícil ver seu amigo negro morrer por estar com um saco de pipoca na mão e ouvir eles dizerem: ‘ah, pensamos que ele estava carregando droga.’ Quando na verdade era isso que eles queriam e querem fazer, nos matar!

Eu não consigo entender quando as pessoas falam que racismo não existe! Isso me dói, machuca.

70% do povo de periferia é negro, 85% das empregadas domésticas são negras, nas universidades que se dizem PÚBLICAS, exemplo USP, sete cursos não tem negros! Será que em um país, onde a grande parte da população é negra, nunca nenhum negro pensou em prestar um curso deste? Impossível! A USP é racista, elitista, preconceituosa, do patriarcado!

É difícil você ser pobre, periférico, negro, mulher, lgbt, entre tantos outros excluídos da sociedade, não ter informações que cheguem até você, ou não estar incluído nas coisas que você deveria estar! Mas isso não ocorre por conta de vontade própria não, é por falta de oportunidades mesmo!

É difícil reconhecer um verdadeiro trabalho foda quando vem de um preto, afinal, como vocês costumam dizer por aí, “preto não pensa”.

Quantos de nós, povo preto, ou até mesmo os brancos, sabem que uns dos cânones da literatura era preto? Sim, Machado de Assis era preto!

A sociedade quer de qualquer forma nos apagar, nos tirar os direitos dos quais já não exercemos. Mas vai ter preto na universidade sim, vai ter preto sendo professor sim, vai ter médico preto sim, vai ter advogado preto sim, vai ter revolução do povo preto sim!

Quem não aguentar nosso poder, pede pra sair!

Mas o mais engraçado, na verdade bizarro, é ver gente branca nos discriminando por conta da cor, traços, entre outros. E pagando caríssimo para fazer bronzeamento artificial, colocando botox, enchendo peitos e bundas, e na mente deles, eles estão mais bonito que nós, mesmo sendo “fake“.

Acho que está na hora da sociedade começar a aceitar que somos o poder sim!

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench