Racismo é principal forma de discriminação em 75% das empresas no Brasil, diz pesquisa

Enviado por / FonteCNN, por Bruna Macedo

Levantamento mapeou principais formas de discriminação no ambiente de trabalho no país e ao redor do mundo

Uma pesquisa feita pela empresa CEGOS, de treinamento e desenvolvimento, com exclusividade para a CNN Brasil, mostra que 75% das empresas brasileiras apontam o racismo como principal discriminação no ambiente de trabalho, seguido por opiniões políticas (42%) e aparência física (37%).

Para o estudo, foram ouvidos mais de 4 mil profissionais de RH em sete países: Brasil, França, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Espanha e Portugal.

/ CNN/Arte

Ao redor do mundo: 82% dos entrevistados no mundo já testemunharam alguma forma de discriminação no ambiente de trabalho.

De acordo com os números, é possível interpretar que a discriminação persiste fortemente apesar das leis existentes. Nos países entrevistados, os funcionários mencionam a aparência física em primeiro lugar (46%), seguida pela idade (42%), racismo (41%) e gênero (38%). As pontuações são ainda maiores quando analisadas isoladamente as respostas dos jovens que têm de 18 a 24 anos, em cada uma dessas questões.

Aqui no Brasil, a maioria das pessoas (75%) acredita que o racismo é a forma mais comum de discriminação. Em seguida, 42% acreditam que a principal razão de discriminação sejam opiniões políticas.

Em terceiro lugar, com 37% das respostas, aparece a aparência física como principal forma de discriminação no Brasil. E as questões de gênero ocupam a 4 posição, com 38% das respostas.

Um outro dado importante dessa pesquisa é que 63% dos colaboradores que participaram do levantamento disseram que já sofreram com pelo menos uma forma de discriminação. Em sua maioria, os atos são realizados primeiro por colegas e depois por gerentes diretos.

+ sobre o tema

LE FIGARO: Brasil tem banho de sangue e “autoridades nem se comovem”

Jornal francês relata que "a mídia brasileira tem exibido...

Cimi contraria técnicos da Funai e sustenta denúncia de crime contra criança indígena

Em nota distribuída no início da noite desta terça-feira,...

Quase 6% da população brasileira sofre com a depressão; o que faremos?

Cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do...

para lembrar

Desnutrição provoca a maior hospitalização de bebês dos últimos 14 anos no Brasil, diz Fiocruz

Um estudo da Fiocruz concluiu que, em 2021, o número de...

Mulheres negras devem fazer rastreamento para câncer de mama mais jovens, diz estudo

Um novo estudo sobre mortes por câncer de mama levanta questões...

Audiência Pública

    Fonte: www.uneafrobrasil.org  

A mídia está substituindo o juiz no ato de julgar, denuncia Mariz

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado de um dos...
spot_imgspot_img

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....

Empoderamento econômico negro aumentaria PIB, apontam especialistas

O Brasil poderia ter economia 30% maior se fosse menos desigual e se os negros, que representam 52% da população, tivessem as mesmas oportunidades...
-+=