Racismo na internet: meme no Facebook convoca ao boicote de médicos cotistas

Imagem racista dizia: ‘Desde que inventaram as cotas, não dá mais para confiar em profissionais de cor! Recuse cotista! Boicote ao despreparo!’

Do Carta Maior 

Um meme – tipo de linguagem comum no Facebook que, normalmente, expressa uma opinião com humor – convoca ao boicote de médicos cotistas. Na imagem, publicada na semana passada na rede social, uma mulher branca questiona a competência de um médico negro, pois ele poderia ter acessado a universidade pelo sistema de cotas.

Mais do que manifestar posição contrária ao mecanismo de ação afirmativa, a imagem expressa racismo e deve ser denunciada. A opinião é do coordenador da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Carlos Alberto Santos de Paulo.

Cotas2

Para ele, a expansão do racismo nas redes sociais deve-se ao “aparente anonimato” e à insatisfação com essa política. “O Estado assumiu o compromisso de buscar equalizar as oportunidades historicamente obstruídas. E, nesse sentido, a reação é natural, sobretudo, porque se está tirando um privilégio que até então não fora questionado”, declarou.

O meme já foi retirado da página “Sou fã do Levy desde quando ele disse que aparelho excretor não reproduz”, mas permanecem outras postagens contrárias ao sistema de cotas. A página em si faz referência a uma declaração do então candidato a presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, muito criticada no ano passado por ser considerada homofóbica.

O coordenador da Semidh orienta os ofendidos a denunciarem esse tipo de atitude no próprio Facebook, usando a hashtag #HumanizaRedes, uma iniciativa do governo federal, que busca garantir mais segurança na rede e enfrentar as violações aos direitos humanos no ambiente virtual.

Leia Também “Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio Cortella

Ele disse ainda que o indivíduo que se sentir ofendido pode procurar diretamente a Polícia Civil. O coordenador avalia, entretanto, que os órgãos de segurança não estão suficientemente preparados para acolher esse tipo de demanda, podendo “descaracterizar e desqualificar a ofensa”

“As instituições de segurança pública não estão preparadas objetivamente para recepcionar essa demanda, temos ainda que fazer uma discussão muito séria sobre como lidar com isso”, lamenta.

O Saúde Popular faz opção de não reproduzir o meme, pois poderia contribuir com a propagação deste tipo de mensagem na internet. Confira o texto original:

Médico negro: “Olá, sou o médico que vai te atender hoje”.
Paciente: “Ih, será que dá pra confiar?”.

“Desde que inventaram as cotas, não dá mais para confiar em profissionais de cor! Recuse cotista! Boicote ao despreparo!”.

+ sobre o tema

Federação Sérvia pune jogadores e profissionais em caso de racismo

A Federação Sérvia de Futebol suspendeu por um...

Vítima de racismo, brasileiro ainda sonha com punição de agressor

Número 206 do mundo, o tenista brasileiro Júlio...

Técnicos do governo participam de oficina sobre racismo institucional

Vitória da Conquista (BA) - Entre 9 e 11...

Navegando pelo legado do povo negro na história de Chapadinha, Maranhão, Brasil

Como negro nascido e crescido em Chapadinha – MA,...

para lembrar

Sim, nós somos racistas: Estudo Psicossocial da Branquitude Paulistana

por Lia Vainer Schucman Este artigo tem como objetivo fazer...

O seu medo mata: como acabar com a violência no Brasil

Por Fred Di Giacomo, do Glück Project 2005, eu era um jovem...

Bob Dylan é processado por suposto racismo contra croatas

A justiça da França processou o cantor norte-americano...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=