Esta comunicação tem como objetivo apresentar considerações preliminares sobre a etapa inicial de uma pesquisa que consiste em estudar o racismo na música popular brasileira.
Justifica-se, de um lado, pela importância do fenômeno do racismo, cuja presença no imaginário coletivo brasileiro, hoje reconhecida, provoca sofrimentos emocionais em indivíduos e coletivos e, de outro, pelo fato da música popular corresponder a uma forma de manifestação cultural e artística que tende a se configurar, em nosso país, como canal privilegiado na expressão da dramática do viver das camadas mais desfavorecidas.
Organiza-se metodologicamente a partir do estudo psicanalítico de um conjunto de composições, que integram os álbuns “Petrobrás ll- Maldito Vírgula” e “ sso Vai ar Repercussão”, de autoria de Itamar Assumpção, figura proeminente do movimento cultural conhecido como Vanguarda Paulista ou Paulistana. As faixas dos álbuns foram escutadas em estado de atenção flutuante, em busca de manifestações sobre o “ser negro”, tendo em vista a produção interpretativa de campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos.
Até o momento, foram produzidos interpretativamente dois campos de sentido afetivo emocional: “Pura Mistura” e “Culturalmente Confuso”. O trabalho prosseguirá por meio do estabelecimento de interlocuções reflexivas sobre tais achados, mantendo, como horizonte, a consideração das eventuais vinculações entre o “ser negro” e o racismo.
RACISMO NA MPB: UM ESTUDO PSICANALÍTICO