Racismo nas arquibancadas volta a assombrar Eurocopa

UEFA multou nesta terça-feira a Federação Croata de Futebol pela conduta racista de seus torcedores

 

A Federação Croata de Futebol foi multada nesta terça-feira (19/06) em 80 mil euros pela conduta racista de seus torcedores na Euro2012, anunciou a Uefa que também move processo contra a Alemanha. Os torcedores praticaram racismo nas arquibancadas, entoando cânticos e exibindo símbolos nazistas durante partida da Eurocopa deste ano.

Nesta semana, a deputada socialista holandesa, Ermine Bozkurt, denunciou que em um treino na Polônia, jogadores negros da seleção de seu país foram insultados por espectadores que imitaram sons de macaco.

As práticas discriminatórias de torcedores na Eurocopa também chamaram a atenção do relator especial da ONU sobre Racismo, Xenofobia e Intolerância, Mutuma Ruteere. O funcionário pediu nesta terça-feira (19/06) aos governos e federações esportivas para combaterem os grupos racistas nos estádios.

No entanto, casos de discriminação e racismo em estádios europeus não são novos; pelo contrário, diversas torcidas organizadas no continente são assumidamente neonazistas.

Em 2006, em amistoso contra a Itália em Livorno, cerca de 100 torcedores da Croácia formaram uma suástica humana. Esta mesma torcida entoa saudações nazistas durante os jogos de sua seleção. Na Croácia, a torcida organizada do Dinamo Zagreb tem como símbolo um pitbull em cima da cruz do “orgulho branco” (imagem abaixo).

Em março do ano passado, o jogador brasileiro Roberto Carlos foi insultado por torcedores russos que lhe ofereceram bananas.

Os países-sede do campeonato europeu, Polônia e Ucrânia, são famosos pelas torcidas de extrema direita.

Durante o campeonato ucraniano deste ano, um grupo de torcedores do time Metalist Kharkiv agrediu estudantes asiáticos que assistiam a partida e apoiadores do Chornomorets Odesa realizaram a saudação nazista.

Na Polônia, a torcida “Legião Branca” do time Legia e a do Lech Poznan exibem símbolos e imagens nazistas e do movimento internacional “orgulho branco” (Foto à esquerda). O jornal The Guardian denunciou torcidas polonesas que cantam “morte aos judeus” em estádios.

Antes mesmo do início da Eurocopa, jogadores negros anteciparam o problema.

Mario Balotelli, da seleção italiana, afirmou que caso sofresse algum tipo de discriminação em campo, abandonaria a partida. “Fiquem em casa, assistam na TV. Nem arrisquem… porque você pode acabar voltando em um caixão”, aconselhou o ex-jogador de futebol inglês, Sol Campbell, em programa de televisão.

lech-poznan3

 

Fonte: Opera Mundi

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=