Racismo nas arquibancadas volta a assombrar Eurocopa

UEFA multou nesta terça-feira a Federação Croata de Futebol pela conduta racista de seus torcedores

 

A Federação Croata de Futebol foi multada nesta terça-feira (19/06) em 80 mil euros pela conduta racista de seus torcedores na Euro2012, anunciou a Uefa que também move processo contra a Alemanha. Os torcedores praticaram racismo nas arquibancadas, entoando cânticos e exibindo símbolos nazistas durante partida da Eurocopa deste ano.

Nesta semana, a deputada socialista holandesa, Ermine Bozkurt, denunciou que em um treino na Polônia, jogadores negros da seleção de seu país foram insultados por espectadores que imitaram sons de macaco.

As práticas discriminatórias de torcedores na Eurocopa também chamaram a atenção do relator especial da ONU sobre Racismo, Xenofobia e Intolerância, Mutuma Ruteere. O funcionário pediu nesta terça-feira (19/06) aos governos e federações esportivas para combaterem os grupos racistas nos estádios.

No entanto, casos de discriminação e racismo em estádios europeus não são novos; pelo contrário, diversas torcidas organizadas no continente são assumidamente neonazistas.

Em 2006, em amistoso contra a Itália em Livorno, cerca de 100 torcedores da Croácia formaram uma suástica humana. Esta mesma torcida entoa saudações nazistas durante os jogos de sua seleção. Na Croácia, a torcida organizada do Dinamo Zagreb tem como símbolo um pitbull em cima da cruz do “orgulho branco” (imagem abaixo).

Em março do ano passado, o jogador brasileiro Roberto Carlos foi insultado por torcedores russos que lhe ofereceram bananas.

Os países-sede do campeonato europeu, Polônia e Ucrânia, são famosos pelas torcidas de extrema direita.

Durante o campeonato ucraniano deste ano, um grupo de torcedores do time Metalist Kharkiv agrediu estudantes asiáticos que assistiam a partida e apoiadores do Chornomorets Odesa realizaram a saudação nazista.

Na Polônia, a torcida “Legião Branca” do time Legia e a do Lech Poznan exibem símbolos e imagens nazistas e do movimento internacional “orgulho branco” (Foto à esquerda). O jornal The Guardian denunciou torcidas polonesas que cantam “morte aos judeus” em estádios.

Antes mesmo do início da Eurocopa, jogadores negros anteciparam o problema.

Mario Balotelli, da seleção italiana, afirmou que caso sofresse algum tipo de discriminação em campo, abandonaria a partida. “Fiquem em casa, assistam na TV. Nem arrisquem… porque você pode acabar voltando em um caixão”, aconselhou o ex-jogador de futebol inglês, Sol Campbell, em programa de televisão.

lech-poznan3

 

Fonte: Opera Mundi

+ sobre o tema

Comissão irá debater abolição da escravidão amanhã

Intenção é proporcionar inclusão de negros de maneira completa Por...

Fejunes volta a pressionar governo após divulgação do Mapa da Violência

Entidade estuda acionar organismos internacionais para garantir políticas públicas...

#TireORacismoDeCampo

Em parceria com o Corinthians e o Atlético Mineiro,...

O papel da mídia na difusão do racismo e o silêncio acadêmico

Discutir o racismo no Brasil é muito complicado. Complicado...

para lembrar

Racismo ainda faz vítimas em AL

Como você se sentiria ao ser maltratado, excluído e...

Por que o senhor atirou em mim? Ato dia 13 de novembro

Divulgue e participe do ato "Por que o senhor...

Cantora Raquel Virgínia relata racismo no Shopping Bourbon em SP

Raquel Virgínia, vocalista do grupo As Bahias e a...

Cota beneficiou mais de 5 mil negros na UnB

O Sistema de Cotas para Negros da Universidade...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=