Racismo – Quatro em cada 10 discotecas espanholas discriminam clientes

Uma organização contra o racismo decidiu testar a forma como os locais de divertimento noturno espanhóis tratam os estrangeiros e concluiu que quatro em cada dez estabelecimentos descriminam clientes devido à sua etnia, noticia o jornal espanhol Público.

A organização SOS Racismo pôs à prova várias discotecas em cinco cidades espanholas e concluiu que quatro em cada dez estabelecimentos de diversão noturna impedem o acesso a clientes por motivos étnicos, de acordo com o jornal espanhol Público.

Foram enviadas, a cada estabelecimento testado, duas pessoas com duas etnias diferentes (negros, latinos e árabes). Para melhor aferir se os estabelecimentos em causa estavam, ou não, a impedir o acesso por motivos discriminatórios, foi enviado primeiro um casal de controlo, formado por espanhóis caucasianos.

De acordo com a mesma publicação, quatro em cada dez discotecas negaram o acesso ou exigiram requisitos especiais só aos estrangeiros, levando a organização a denunciar “um uso incorreto ou abusivo do suposto direito de admissão”.

Os casais tiveram o cuidado de se vestir apropriadamente, eram maiores de idade, não estavam embriagados, nem foram mal-educados e foram escolhidos locais que não estivessem com lotação esgotada ou fora do horário de funcionamento e a conclusão foi clara – existem diferenças de trato unicamente devido aos traços físicos das pessoas.

E quando assim era, os obstáculos apresentados eram sempre os mesmos: “Tem que pagar entrada”; “Só se entra com convite”; “Só entra quem está na lista”; “É uma festa privada”, etc. Na melhor das hipóteses, era permitida a entrada mas com o pagamento de 10 ou 15 euros sem consumo.

Fonte:Noticias ao Minuto

+ sobre o tema

Racismo disfarçado de ciência: como foi a eugenia no Brasil

No final do século 19, o Brasil tinha 17...

Hamilton Borges Walê: “Somos profundamente racistas”

Carla Bittencourt A violência contra jovens negros na...

“O Brasil é um país racista envergonhado”

“Não que a pessoa seja racista 24 horas, ela...

Necropolítica x Tecnologias ancestrais de produção de infinitos

Um amigo escreveu que durante a quarentena imposta pela...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

RACISMO NA ITÁLIA: Após briga de rua, Berlusconi radicaliza o racismo

Uma briga de rua num ponto de ônibus de...

Cuspiram em mim hoje!!!

Lá estou eu caminhando pela Esplanada dos Ministérios no...

Segurança espanca cliente negro nas Lojas Americanas

No último sábado, o vigilante Márcio Antonio de...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=