Racista é suspenso do Twitter por usar IA para embranquecer Pequena Sereia

Enviado por / FonteDa Tilt

Um usuário do Twitter foi suspenso na noite desta segunda-feira (12) depois de promover uma suposta inteligência artificial capaz de “embranquecer” a protagonista de A Pequena Sereia.

A adaptação live action da Disney, prevista para maio de 2023, revelou seu primeiro trailer no fim de semana. A protagonista, originalmente branca nos desenhos, é vivida pela atriz e cantora Halle Bailey, que é preta.

Embora a escalação de Bailey já tivesse sido anunciada há mais de um ano, sua primeira aparição como Ariel gerou muitos comentários nas redes sociais. Enquanto alguns aprovaram a nova versão, houve quem reclamasse da mudança, com comentários abertamente racistas.

O perfil @vandalibm divulgou ontem uma nova versão do trailer na qual Bailey é substituída por uma atriz branca, criada como deepfake. Segundo ele, o vídeo era resultado de uma inteligência artificial criada por outro usuário, @TenGazillionIQ, que ele classificou como um “criador de memes e cientista de IA”. Confira na imagem abaixo.

Foto: Reprodução Twitter

“Ele consertou A Pequena Sereia, e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca”, afirmou na postagem. “Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”.

(Originalmente, @vandalibm utilizou o termo “woke”, usado de maneira pejorativa para descrever pessoas ou obras culturais progressistas, especialmente associadas à causa racial, feminista ou LGBTQIA+. No Brasil, seu uso negativo seria o equivalente ao de “lacrador”.)

No tuíte seguinte, ele insistiu que a postagem não era racista. “Isto é apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”.

Reação da comunidade e da plataforma

A polêmica foi imediata, com dezenas de respostas.

“Sim, é um tuíte racista. Você chamou uma atriz negra, existente em um papel que ela ganhou com seu talento, de atriz ‘lacradora’ por nenhum outro motivo além da cor da sua pele”, afirmou outro usuário.

“Isso é absolutamente racista e não há outra maneira de interpretar. Você descreve torná-la branca como um modo de ‘consertá-la’, você a chamou de lacradora por literalmente ser preta”, escreveu outro.

A conta de @vandalibm foi suspensa pelo Twitter. A conta do suposto cientista de inteligência artificial @TenGazillionIQ, que também comentou na postagem do amigo, está temporariamente indisponível por “violar as políticas da plataforma”, segundo informa o Twitter.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Justiça absolve torcedores acusados de racismo e fala em ‘ira justificável’

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais absolveu dois...

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros, mostra pesquisa

Levantamento inédito sobre as religiões de matriz africana no...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=