Ufal abre processo administrativo contra aluno por ‘ameaças físicas, racismo e misoginia’

Enviado por / FonteDo G1

Universidade informou que Polícia Federal já entrou em contato com o aluno e com a família dele. Aulas foram suspensas nos cursos de economia, administração e contabilidade.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou nesta quinta-feira (15) que abriu um processo administrativo contra o aluno que fez ameaças a professores e colegas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Por medida de segurança, as aulas desses cursos foram suspensas.

O reitor Josealdo Tonholo estava em Brasília quando foi comunicado sobre o caso. Ele se reuniu através de teleconferência com a equipe de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Federal para tomar medidas imediatas.

Segundo a Ufal, dada a complexidade do caso, que envolve “várias ameaças físicas, racismo e misoginia contra outros estudantes”, pode haver tipificação como um crime de segurança nacional. A Polícia Federal já entrou em contato com o aluno e com a família dele.

“Nós abrimos um processo administrativo em conjunto com a direcão da Feac e remetemos todas as provas que estão postas tanto para o Comando da Polícia Militar/SSP quanto para a Polícia Federal. Esse processo administrativo vai ter repercussões do ponto de vista acadêmico porque nós também vamos apurar as responsabilidades acadêmicas, já que isso está trazendo prejuízo para as nossas atividades”, disse o reitor da Ufal.

Como provas, a Feac enviou ao Gabinete da Reitoria os “prints de conversas de um estudante do primeiro período. Em uma mensagem específica, ele aconselha um colega a ficar em casa.

“Quinta-feira, não vá para aula. Confie em mim, não vá. Eu já conversei demais, eu vou execrar aqueles ‘merdas’ na base do sangue”, diz trecho da mensagem compartilhada pelo estudante.

“Nós lamentamos profundamente que esse tipo de comportamento exista em uma universidade que tem como finalidade diminuir as desigualdades e trazer desenvolvimento e qualidade de vida para um Estado que já é tão sofrido. Comportamentos desse tipo não ajudam em nada na construção de um mundo melhor. Comportamentos desse tipo são deploráveis e não vão ser tolerados por essa instituição”, afirmou Tonholo.

As aulas na Feac foram suspensas nesta quinta-feira (15). Representantes da unidade acadêmica devem se reunir ao longo do dia para tratar do assunto.

O expediente na Ufal segue normalmente nas demais unidades e setores. A Ufal assegura que todas as providências foram tomadas relativas à segurança do campus, com policiamento reforçado a partir do acionamento da Secretaria de Segurança Pública.

“Nós temos que ser absolutamente intolerantes contra toda e qualquer tentativa de ataque desse tipo, seja aos nossos estudantes, aos nossos técnicos, aos nossos docentes, seja aos direitos, liberdade, sejam casos de racismo, xenofobia… Essas atitudes vão ter a responsabilização tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista legal”, destacou o reitor.

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que estudantes do colégio Galois chamaram seus alunos de "macaco", "filho de empregada" e "pobrinho" durante...
-+=