Rafael Braga é condenado em segunda instância e deve voltar para a prisão assim que terminar tratamento de tuberculose

Jovem catador de latas estava em prisão domiciliar devido à tuberculose que contraiu no presídio e sua defesa havia entrado com recurso contra a condenação em primeira instância, que foi negado hoje pela Justiça; Braga, preso pela primeira vez em junho de 2013, se tornou símbolo da política de encarceramento da população negra e é considerado o único condenado das “jornadas de junho”

Do Portal Fórum

O jovem catador de latas Rafael Braga, ex-morador da favela do Cruzeiro, no Rio de Janeiro, voltará para a prisão. Ele estava preso em regime domiciliar devido a uma tuberculose contraída no presídio e sua defesa havia apresentado recurso contra a condenação de abril deste ano por tráfico de drogas, que foi negado hoje pela Justiça carioca.

Por 2 votos a 1, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) resolveu manter a condenação do jovem à pena de 11 anos e três meses de reclusão e ao pagamento de R$ 1.687. Como houve um voto favorável à absolvição de Rafael, ainda cabe recurso.

Com a ratificação da condenação, Braga deverá voltar para o presídio assim que terminar o seu tratamento de tuberculose.

Ele foi preso no Rio de Janeiro, em 2013, por portar dois frascos plásticos com produtos de limpeza durante uma das manifestações de junho. A acusação alega que ele portava materiais inflamáveis com intenção de produzir explosivos. Condenado a quase cinco anos, ele foi preso novamente, acusado por tráfico de drogas, que, segundo a defesa, foram plantadas por policiais.

+ sobre o tema

Marcha alerta para genocídio do povo negro

Dados recentes mostram que, no Brasil, o número de...

II Espaço de Diálogo Estratégico da Juventude Negra

II Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude Convite...

Mãe não é tudo igual

- Coloca um casaco, meu filho! - Na volta a...

Governo do Paraná aprova lei que pune casos de homofobia e racismo em estádios de futebol

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), sancionou a...

para lembrar

Homicídios são a principal causa de morte de crianças e adolescentes, diz estudo

Por dia, 29 crianças e adolescentes são assassinadas no...

Justiça brasileira condena réu acusado da prática de crimes de racismo na Internet

Leia, na íntegra, decisão da Justiça Fonte: Afropress -   Brasília -...

Governo do Paraná aprova lei que pune casos de homofobia e racismo em estádios de futebol

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), sancionou a...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=