Risco de jovem negra ser assassinada é duas vezes maior que de branca, aponta pesquisa

Jovens negras têm 2,19 mais risco de ser assassinadas no Brasil do que jovens brancas. É o que aponta o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ) 2017, divulgado nesta segunda-feira, que faz pela primeira vez o recorte de gênero na análise de homicídio de jovens brasileiros. O índice faz parte de uma pesquisa desenvolvida por Secretaria Nacional de Juventude, Unesco no Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Por Eduardo Barretto Do Extra

Quando a análise inclui homens e mulheres, na mesma faixa etária de 15 a 29 anos levada em conta para o cálculo do IVJ, jovens negros têm 2,71 mais chances de serem assassinados do que jovens brancos no país. Este risco é maior em 24 unidades da federação. Em Alagoas, chega a ser 12,68 maior.

No Rio Grande do Norte, jovens negras morrem 8,19 vezes mais em comparação a jovens brancas, ao passo que, no Amazonas, o número é de 6,97. No Rio, é 1,55. Só no Paraná jovens brancas morreram mais do que as negras, e em Alagoas e Roraima nenhuma jovem branca foi contabilizada morta no ano retrasado, o que inviabilizou o cálculo nestes dois últimos. Os dados são referentes a 2015. O levantamento considera negros como a soma de pretos e pardos.

“A violência contra a juventude negra no Brasil atingiu índices alarmantes”, afirma o estudo, que conclui que a cor da pele é um “fator de risco” e que há “brutal desigualdade que atinge negros e negras até na hora da morte”. O IVJ qualifica que as taxas apresentadas nesta segunda-feira, relativas a 2015, são “endêmicas”. O homicídio é a principal causa de mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e o número vem em alta.

DISPARIDADE EM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

A pesquisa menciona ainda que a disparidade se manifesta em diversos indicadores socioeconômicos, em uma “combinação perversa de vulnerabilidade social e racismo” que acompanha os jovens negros a vida toda. Dados de 2016 do IBGE mostram que negros ganham 59% dos rendimentos de brancos, e representam 70% da população em extrema pobreza.

O IVJ também analisou todos os 304 municípios com mais de cem mil habitantes no tocante à violência contra jovens, sob as variáveis: mortalidade por homicídios e por acidentes de trânsito, frequência à escola, escolaridade e inserção no mercado de trabalho. Os 21 primeiros são classificados como oferecendo vulnerabilidade “muito alta”.

Os campeões são Cabo de Santo Agostinho (PE), Altamira (PA), São José do Ribamar (MA), Eunápolis (BA) e Marituba (PA). Entre os 21 com a denominação mais severa, o estado do Rio tem cinco cidades: Angra dos Reis, em 6º; Cabo Frio, em 9º; Queimados, em 11º, seguido imediatamente por Araruama e Itaguaí. O município com menos risco ao jovem foi São Caetano do Sul (SP).

Essa pesquisa passa a levar em conta jovens de 15 a 29 anos, conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Até então, a faixa etária considerada era de 12 a 29. Fizeram parte do estudo a Secretaria Nacional de Juventude, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Secretaria Nacional da Juventude afirma que lançará mão do estudo no Plano Juventude Viva, para buscar reduzir a vulnerabilidade de jovens negros, por meio de “criação de oportunidades de inclusão social e autonomia”.

— A violência no Brasil tem cor, raça, geografia e faixa etária — afirma ao GLOBO o secretário nacional da juventude, Assis Filho.

+ sobre o tema

Mais que no pé: um tiro na cara

O recurso extraordinário 635.659, em análise desde 2015 pelo Supremo...

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu...

Mulheres denunciam Opus Dei em relatos de trabalho análogo à escravidão

A Opus Dei reúne hoje 95 mil integrantes em todo o...

para lembrar

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Thais Ferreira: A mente brilhante das oportunidades a quem não tem

Jovem carioca planta sementes para que população mais vulnerável...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=