Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

Trilha sonora do filme “Mentes Perigosas”, música rendeu um Grammy ao rapper em 1996

Rapper Coolio morreu nesta quarta-feira (28), em Los Angeles - Foto: Paul Bergen/Redferns/Getty Images

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos como “Gangsta’s Paradise” e “Fantastic Voyage” nos anos 1990, morreu, nesta quarta-feira (28), em Los Angeles (EUA), disse seu amigo e empresário Jarez Posey à CNN. Ele tinha 59 anos.

O artista, cujo nome verdadeiro é Artis Leon Ivey Jr., pode ter morrido de ataque cardíaco, embora a causa oficial da morte ainda não tenha sido divulgada, informou a emissora de televisão NBC, citando Posey.

Coolio era mais conhecido por sua música vencedora do Grammy “Gangsta’s Paradise”. O hit, lançado em 1995, se tornou um fenômeno e foi trilha sonora do filme “Mentes Perigosas”.

Carreira

Sua carreira no rap começou nos anos 80 e ganhou fama na cena underground. “Fantastic Voyage” foi a primeira música que realmente o colocou no mapa.

Indiscutivelmente sua maior música, “Gangsta’s Paradise”, da trilha sonora do filme “Mentes Perigosas”, aumentou seu poder de estrela para proporções gigantescas. Ele ganhou um Grammy em 1996 pela música.

Na era do streaming, ele continuou vivo. Em julho de 2022, a música atingiu um marco de um bilhão de visualizações no YouTube.

“É um daqueles tipos de música que transcende gerações”, disse ele em uma entrevista recente. “Eu não usei nenhuma palavra da moda… acho que isso o tornou atemporal.”

Ao longo de sua carreira, Coolio vendeu mais de 17 milhões de discos, segundo seu site.

Coolio também tem um lugar especial no coração de alguns Millennials por seu trabalho na música tema da popular série de TV da Nickelodeon “Kenan and Kel” e sua contribuição para o álbum “Dexter’s Laboratory: The Hip-Hop Experiment”, que contou com músicas por vários artistas de hip-hop que foram inspirados pela série animada Cartoon Network.

Nos últimos anos, Coolio desfrutou das vantagens de ser uma figura nostálgica, fazendo aparições na televisão em programas como “Celebrity Cook Off” e “Celebrity Chopped”.

Ele também teve um programa no Oxygen, “Coolio’s Rules”, que foi ao ar em 2008.

Com informações da

Ouça um trecho de Gangsta’s Paradise:

-+=