Rebeca vai bem nas eliminatórias e deve brigar por 2 ouros no Mundial

Enviado por / FonteUOL, por Demétrio Vecchioli

Rebeca Andrade é favoritíssima a faturar ao menos duas medalhas de ouro no Mundial de Ginástica Artística que começou a ser disputado ontem (18) em Kitakyushu, no Japão. O torneio está bastante esvaziado e não conta com as principais ginastas dos EUA, da China e da Rússia, por exemplo. A brasileira participou da penúltima de 10 rotações, terminando em primeiro no salto e nas assimétricas e classificada para a final também da trave.

Alegando que precisa preservar o corpo de Rebeca Andrade para o restante do ciclo olímpico, a comissão técnica decidiu não inscrever a ginasta para participar da prova de solo. Fora desse aparelho, ela também não concorre no individual geral, prova que define a ginasta mais completa e na qual a brasileira foi prata em Tóquio.

Nos três aparelhos em que se apresentou hoje, nas eliminatórias, Rebeca somou um total de 43,400, o que significa que ela precisaria de 12,350 no solo para ficar na liderança do individual geral. Com praticamente qualquer série ela pegaria vaga na final nessa prova, quando, em tese, repetindo o nível da apresentação de hoje, poderia faturar o ouro com uma série de solo muito mais fraca que está acostumada.

Mas isso são conjecturas e o que importa é o que Rebeca fez. No salto, ela até pisou fora da área de chegada na primeira apresentação, recebendo nota 14,900. Na segunda, fez um exercício mais simples e ficou com 14,700. Com média 14,800, ela ficou quase meio ponto à frente da segunda colocada e um ponto à frente da terceira.

Nas barras assimétricas, aparelho onde Rebeca fez suas piores (ou menos boas) apresentações na Olimpíada, dessa vez ela brilhou. Tirou nota 15,100 e ficou quase quatro décimos à frente da chinesa que até então liderava. Na trave, a apresentação foi mais simples, deixando a brasileira em nono, mas atrás de três norte-americanas. Como só duas atletas de cada país podem disputar a final, Rebeca pegou a última vaga.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Corinthians tem primeiro técnico negro em 24 anos. E por que isso é importante?

O acerto entre Cristóvão Borges e Corinthians engloba ao...

Jogadores do Vasco recebem palestra sobre Racismo no Futebol

O Vasco da Gama foi um dos primeiros clubes...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

Fifa The Best: Marta ganha homenagem especial e vira nome de prêmio

Jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018, a brasileira Marta foi homenageada na cerimônia desta...
-+=