Rebeca vai bem nas eliminatórias e deve brigar por 2 ouros no Mundial

Enviado por / FonteUOL, por Demétrio Vecchioli

Rebeca Andrade é favoritíssima a faturar ao menos duas medalhas de ouro no Mundial de Ginástica Artística que começou a ser disputado ontem (18) em Kitakyushu, no Japão. O torneio está bastante esvaziado e não conta com as principais ginastas dos EUA, da China e da Rússia, por exemplo. A brasileira participou da penúltima de 10 rotações, terminando em primeiro no salto e nas assimétricas e classificada para a final também da trave.

Alegando que precisa preservar o corpo de Rebeca Andrade para o restante do ciclo olímpico, a comissão técnica decidiu não inscrever a ginasta para participar da prova de solo. Fora desse aparelho, ela também não concorre no individual geral, prova que define a ginasta mais completa e na qual a brasileira foi prata em Tóquio.

Nos três aparelhos em que se apresentou hoje, nas eliminatórias, Rebeca somou um total de 43,400, o que significa que ela precisaria de 12,350 no solo para ficar na liderança do individual geral. Com praticamente qualquer série ela pegaria vaga na final nessa prova, quando, em tese, repetindo o nível da apresentação de hoje, poderia faturar o ouro com uma série de solo muito mais fraca que está acostumada.

Mas isso são conjecturas e o que importa é o que Rebeca fez. No salto, ela até pisou fora da área de chegada na primeira apresentação, recebendo nota 14,900. Na segunda, fez um exercício mais simples e ficou com 14,700. Com média 14,800, ela ficou quase meio ponto à frente da segunda colocada e um ponto à frente da terceira.

Nas barras assimétricas, aparelho onde Rebeca fez suas piores (ou menos boas) apresentações na Olimpíada, dessa vez ela brilhou. Tirou nota 15,100 e ficou quase quatro décimos à frente da chinesa que até então liderava. Na trave, a apresentação foi mais simples, deixando a brasileira em nono, mas atrás de três norte-americanas. Como só duas atletas de cada país podem disputar a final, Rebeca pegou a última vaga.

+ sobre o tema

Ciclo de Conversas discutirá os lugares de memória negro indígena de 14 a 16 de setembro de 2022

O Ciclo de Conversas Lugares de Memória Negro-indígena reunirá...

Três grandes revistas femininas estão com mulheres negras poderosas em suas capas

Em setembro deste ano, 8 grandes revistas americanas trouxeram...

Rihanna anuncia música inédita após 6 anos

Finalmente vem aí! Após seis anos do lançamento de Anti (2016),...

Show de 86 anos da Vai-Vai reúne Seu Jorge, Racionais e Fundo de Quintal

A Vai-Vai, atual campeã do Carnaval de São Paulo,...

para lembrar

Pelé-estrela negra em campos verdes

"PELÉ-Estrela Negra em Campos Verdes", livro de Angélica Basthi,  editora: Garamond...

O nadador haitiano que, sem piscina olímpica, treinou para Rio 2016 com vídeos de Phelps

Em meio à profusão de atletas, dirigentes, convidados e...

Roberto Osuna é suspenso por 75 jogos por violar política de violência doméstica

O comissário Rob Manfred anunciou, nesta sexta-feira, que o...

Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero na Califórnia

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, de 41 anos,...
spot_imgspot_img

Pan 2023: Rafaela Silva é campeã e lidera dia de ouros do Brasil no judô

Aquele ouro perdido estava engasgado. Rafaela Silva foi a Santiago com a missão de buscar a medalha que ficou pelo caminho há quatro anos,...

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Rebeca Andrade é prata no solo, e Flávia Saraiva fica com bronze

O Brasil colocou duas ginastas no pódio das finais do solo do campeonato mundial disputado em Antuérpia (Bélgica).  Na manhã deste domingo (8), Rebeca Andrade,...
-+=