Recife: Negros elegem suas prioridades

Por: MIRTHYANI BEZERRA

Segundo estimativas da Diretoria de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, quase 60% da população recifense se considera negra. Um público que, na noite de ontem, durante a plenária de negros e negras do Orçamento Participativo (OP), realizada no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife, teve a oportunidade de escolher as políticas públicas que serão implementadas para o segmento a partir do ano que vem. Foram eleitas as seguintes propostas: realização do curso sobre história da África e da cultura negra afro-brasileira para todos os funcionários da rede municipal de ensino; fortalecimento da política municipal de promoção da igualdade racial; e garantia de segurança e estrutura na entrega de oferendas, em locais públicos, pelas religiões de matriz africana.

 

O coordenador do OP, Augusto Miranda, afirmou que a plenária de negros e negras teve um dos mais ricos processos de construção da cédula de votação. “Essa cédula é resultado de um trabalho significante dos fóruns temáticos. Temos certeza que os próximos fóruns desse ciclo do OP trarão temas muito próximos da realidade dos negros e negras recifenses”, disse.

 

Na ocasião, a diretora de Igualdade Racial do Recife, Rosilene Rodrigues, prestou conta das ações realizadas a partir das demandas levantadas nas plenárias e fóruns temáticos anteriores. “Conseguimos formar o Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial, consolidamos o Núcleo de Cultura Afro-brasileira e foi criado o Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico Raciais (GTERE)”, pontuou.

 

Fonte: Folhape

+ sobre o tema

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

Congresso do CNAB presta homenagem ao autor do Hino à Negritude

Evento acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, nos...

UGT/ES participa de Ato contra Racismo Institucional na UFES e lança Nota de Repúdio

“Racistas, racistas, não passarão. A juventude negra vai fazer...

para lembrar

321 anos de imortalidade Zumbi

O Centro Cultural Orùnmilá foi criado em Ribeirão Preto,...

29 músicas que cantam o que é ser negro no Brasil

Não é novidade, mas vale sempre ressaltar: ser negro...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=