Rede de ensino de português no exterior atinge EUA e Canadá

Fonte: Lusa Agente de Notícias de Portugal


Lisboa, 21 mai (Lusa) – A nova rede de ensino da língua portuguesa no exterior, que em 2010 começará a ser lançada pelo Instituto Camões, vai ser ampliada ao Canadá, Estados Unidos e a Venezuela, disse nesta quinta-feira o vice-ministro português das Comunidades.

“A ambição é fazer a projeção da rede e lançá-la em países como o Canadá, Estados Unidos, Venezuela e em alguns países de África, como África do Sul, Namíbia e Suazilândia”, afirmou António Braga, acrescentando que atualmente Portugal apenas se responsabiliza pelo ensino na Europa.

“Estão criadas as condições para a transição [do ministério da Educação para o Instituto Camões] decorrer durante este ano e no próximo começarmos a lançar as bases para uma nova rede de ensino de português no exterior”, adiantou Braga.

O secretário luso de Estado explicou que nos EUA e Canadá já está sendo feito o levantamento das necessidades de cursos e professores. Contudo, ele se recusou a adiantar quantos professores serão necessários para a ampliação da rede.

“O esforço de lançamento da rede é para responder à demanda das comunidades portuguesas”, frisou.

Lisboa aprovou hoje a reestruturação do Instituto Camões, através da integração na rede de todos os graus de ensino da língua portuguesa no exterior e com a concessão de maior autonomia financeira para reforço das receitas da entidade.

Matéria original: Rede de ensino de português no exterior atinge EUA e Canadá

-+=
Sair da versão mobile