Canadá compartilha com Brasil casos de implementação de políticas de diversidade

Fonte: Írohín Jornal Online

21/05/2009 – Fonte: ENAP

A experiência canadense em adaptar políticas públicas gerais de diversidade à realidade de um governo municipal. Com esse tema, o diretor administrativo da Região de Peel, em Toronto (Canadá), David Szwarc, encerrou nesta segunda-feira (19), com uma palestra na ENAP, o primeiro dia do Workshop Internacional sobre Equidade e Diversidade no Serviço Público: Gênero, Raça e Direitos Humanos.

Servidor público há 30 anos, David é responsável pela coordenação de todas as funções administrativas e de prestação de serviços aos cidadãos de Peel, além da gestão geral de administração regional. Supervisiona uma organização diversificada que presta serviços públicos essenciais para cerca de um milhão de habitantes nas cidades de Mississauga, Brampton e Caledon, pertencentes à região metropolitana de Toronto. Com 1,2 milhão de habitantes, sendo 560 mil imigrantes e 93 grupos étnicos que falam 70 idiomas diferentes, Peel constitui uma área cujo multiculturalismo configura importante fator social. As pessoas portadoras de deficiência representam 14,8% da população.

David iniciou a palestra comentando que todos os temas relacionados à diversidade brasileira debatidos ao longo do dia em muito se assemelham ao que ocorre no Canadá, exceto pela questão racial, já que o país não passou pelo processo da mão-de-obra escrava dos africanos.

Segundo ele, para instituir a gestão de diversidades nas organizações, “é necessário modificar a cultura em relação à concepção do tema”. Ele detalhou os princípios empregados para nortear os trabalhos dos servidores, como código de conduta, valores regionais (ambiente de apoio e de respeito) e propósito comum (garantia da satisfação dos clientes). Explicou ainda que a região tem um compromisso com a diversidade: “Esforçamo-nos para cultivar um local de trabalho em que ideias e crenças diversificadas sejam respeitadas e todos os servidores tratados sem discriminação”.

Para que os funcionários incorporem os princípios, afirmou que estão promovendo a conscientização e o entendimento, “gerenciando comportamentos com enfoque nas mudanças”. Para isso, disse, o governo tem aprimorado áreas de capacitação, promovido profundas análises das organizações, bem como elaborado estratégias para vender a ideia de redução das resistências e de rompimento das barreiras discriminatórias.

De acordo com o palestrante, a conscientização – representada pelo desejo de mudar – é assegurada pelo compartilhamento de experiências e recursos, eventos comemorativos e exposições, apresentações, fóruns e sessões de aprendizagem entre todos os integrantes das instituições. Também foi modificada a política organizacional, como a filosofia de contratação de pessoal. “O mais importante é que os gerentes e líderes participam de todas as etapas, para comprovar que todos somos iguais em nossas diferenças e singularidades”, completou. A capacitação, por sua vez, é consolidada por meio de cursos corporativos de sensibilização sobre pessoas com deficiência e sobre inclusão social, visitas de especialistas, constantes auditorias etc.

“Mas não adianta falar, tem que agir”. Com esse propósito, as instituições de Peel realizaram mudanças físicas em suas estruturas, adaptadas às necessidades das pessoas com deficiência. A iniciativa está prevista no Programa de Planejamento de Acessibilidade, que tem contribuído para a criação de serviços regionais destinados a proporcionar locais de trabalho que garantam a presença de todos, sem qualquer tipo de barreira.

Materia original: Canadá compartilha com Brasil casos de implementação de políticas de diversidade

+ sobre o tema

Programa Nação traz cinema negro e Joel Zito

Por Douglas Belchior Na próxima sexta feira teremos mais um Programa Nação,...

Morre Don Cornelius, lendário criador e apresentador do programa Soul Train

Foi encontrado morto nesta madrugada em sua casa em...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Dream Team do Passinho lança novo clipe com direção de Lázaro Ramos

Depois de conquistarem o Brasil com o single de...

para lembrar

Lanceiros Negros percorrem as ruas de Porto Alegre

Na Semana da Consciência Negra – que vai até...

Chuck Berry celebra 90º aniversário anunciando primeiro disco em 38 anos

Pioneiro do rock and roll, Chuck Berry celebra 90º...

Consciência Negra programação Espirito Santo 2011

Outubro e Novembro Circulo de palestras nas escolas da rede...

Abertura das Olimpíadas terá Karol Conka e MC Soffia, de 12 anos

Segundo a colunista Cleo Guimarães do Globo, a cerimônia...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...
-+=