Em Angola, cúpula com líderes africanos marca Dia da África

Luanda, 25 mai (Lusa) – Angola comemora nesta segunda-feira o Dia da África com uma conferência, na qual líderes do continente debatem a reconstrução nacional pós-conflito e o impacto da crise financeira internacional nas nações africanas.

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e o presidente da Comissão Executiva da União Africana (UA), Jean Ping, deverão participar do encontro. Além disso, o líder líbio e presidente da UA, Muammar Kadhafi, é esperado no evento.

Além da reconstrução pós-conflito e do impacto da crise mundial no continente, o colóquio terá ainda espaço no programa para debater a construção da União Africana nas perspectivas política e econômica.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores angolano confirmou à Agência Lusa que Kadhafi vai estar hoje em Luanda, mas ainda nada foi divulgado oficialmente.

Trata-se de uma das raras ocasiões onde José Eduardo dos Santos e Muammar Kadhafi, dois dos mais influentes lideres africanos, poderão estar juntos.

Segurança

Além disso, a 6ª. Conferência do Comitê dos Serviços de Inteligência e Segurança de África (Cissa), que teve início na sexta-feira e terminou no domingo, os participantes debateram questões relacionadas com a segurança e estabilidade no continente.

O presidente da Comissão Executiva da União Africana, Jean Ping, lamentou no domingo, no encerramento da conferência, que, passados os nove primeiros anos do século 21, o continente africano ainda tenha na paz e na segurança as maiores preocupações.

O gabonês lamentou ainda que os estados africanos, nesta fase da sua história, gastem dois terços dos seus recursos em questões de segurança e paz.

O chefe executivo da UA destacou, na hierarquia dos gastos dos países africanos na área, a gestão e resolução de conflitos, lembrando que somente um terço dos recursos são destinados a questões como a pesquisa e cooperação.

É na descrição deste cenário que Ping apelou a uma “maior conjugação de esforços” na região parra garantir a estabilidade e a paz no continente, frisando que as questões ligadas à segurança e inteligência assumem especial relevo quando o mundo enfrenta uma crise grave com impacto no continente africano com especial violência.

“Este momento impõe à nossa sensibilidade a procura de uma solução durável para os problemas da paz e segurança parra que seja possível concentrar esforços no desenvolvimento social e econômico”, concluiu.

Matéria Original:Em Angola, cúpula com líderes africanos marca Dia da África

+ sobre o tema

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

Mia Couto e seu colar de miçangas incomuns

Escritor moçambicano conta que tece novos mundos substituindo eurocentrismo...

para lembrar

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

10 frases inspiradoras de jovens líderes africanos

Em 2010, o presidente dos EUA Barack Obama inaugurou...

Africana choca público em maratona na França

São Paulo - Não são poucas as campanhas de...

Em Gana, Obama defende relevância global da África

Fonte: G1 - 'O que acontece aqui...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=