RedeTV! faz história ao escalar primeira dupla negra à frente de telejornal

Pela primeira vez na história um telejornal foi ancorado por uma dupla de apresentadores negros. A RedeTV! foi a responsável por unir na bancada os jornalistas Luciana Camargo e Rodrigo Cabral, que dividiram o comando do RedeTV News. 

Do Hypeness

A relevância do fato se dá, pois ao longo dos séculos a população negra, responsável por 54% do total de brasileiros, se acostumou a ser informada por apresentadores brancos. A conquista, que reforça a importância da representatividade, foi destacada por Luciana antes do encerramento do jornal.

Imagem retirada do site  Hypeness

“E a RedeTV! sai na frente. Pela primeira vez em nosso país uma emissora de TV dá oportunidade a dois jornalistas negros, né, Rô, de apresentar juntos o principal telejornal da casa. Nós agradecemos à diretoria da RedeTV! por essa oportunidade.

Na emissora desde 2000, Rodrigo Cabral – um dos funcionários mais antigos da empresa de comunicação paulista, também celebrou. “Sem dúvidas. Agradecemos sim, Lu. Obrigado, RedeTV!, por nos permitir participar desse marco histórico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade também”, finalizou.

A presença de dois profissionais negros à frente de jornalístico de uma das principais emissoras do país, vai de encontro com a pressão exercida por movimentos negros pela densidade maior de profissionais afrodescendentes nestes espaços.

Nos últimos tempos Maria Júlia Coutinho, responsável pela previsão do tempo no Jornal Nacional e integrante do revezamento de apresentadoras do Jornal HojeFlávia Oliveira, comentarista da Globo News e colunista do Jornal O Globo, Heraldo Pereira, também da Globo e Joyce Ribeiro – âncora do Jornal da Cultura, são alguns dos exemplos.

Contudo, a estrada é longa. De acordo com pesquisa realizada pela Vaidapéapresentadores negros respondem apenas por 3,7% da programação televisiva brasileira. Foram checados 204 programas, de sete emissoras, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017. A RedeTV é a dona da maior presença negra, com 9% dos apresentadores. Já a Record TV e o STB não contam com nenhum profissional afro-brasileiro.

Hypeness conversou sobre representatividade na mídia com a jornalista baiana Rita Batista e você pode conferir a matéria aqui.

Joyce Ribeiro é nova âncora do Jornal da Cultura.

Reprodução/Facebook

Flávia Oliveira se destaca pelos comentários na área de economia e ativismo  negro.

Foto: Marta Azevedo

O jornalista Heraldo Pereira foi um dos primeiros negros na bancada do Jornal Nacional.

Reprodução/Globo News

Maria Júlia Coutinho também está ganhando espaço nos telejornais da Globo.

Globo/Zé Paulo Cardeal

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Escolas ainda confundem racismo com bullying

– Levanta a mão quem aqui já sofreu racismo. –...

Para especialistas, Judiciário reflete e mantém perpetuação do racismo na sociedade

Discriminação racial foi tema de painel durante 24º Seminário...

Mortes de negros na periferia resultam de escolhas históricas de governo

Pesquisa aponta alto número de jovens negros assassinados como...

Nosso trono não será usurpado

Ao redor de bancos simples de madeira ou imponentes...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=