Pesquisa mostra aumento da presença de mulheres e negros em campanhas publicitárias

Em 3 anos, percentual de homens negros em comerciais passou de 1% para 11%; entre mulheres negras, participação subiu de 4% para 16%. Brancos ainda são maioria.

Do G1 

Reprodução/Rede Globo

A presença de mulheres, negros e minorias aumentou em campanhas de publicidade no Brasil, mostra uma pesquisa feita pela agência Heads. O percentual, porém, ainda é pequeno comparado à participação deles na população.

O estudo é feito há três anos, a cada seis meses. Nesta edição, foram analisados 1.822 comerciais de TV.

Comparando os resultados com os anteriores, algumas mudanças aparecem. Na primeira pesquisa, de julho de 2015, 1% dos homens negros era protagonista das histórias. O número subiu para 11%. Entre as mulheres, a participação de negras passou de 4% para 16%.

Os brancos ainda são maioria. Entre os homens, 75%. E entre as mulheres, 73%. Outras etnias representam 11% entre as mulheres e 14% entre os homens.

Os dados indicam que a publicidade tem se esforçado para se adaptar a mudanças e deixar de lado estereótipos, como mulheres em comerciais de produtos de limpeza e apenas homens no papel de profissionais bem-sucedidos.

A conclusão é que há uma evolução, mas ainda bem longe do que se espera. “Vemos mais diversidade, mais situações empoderadoras, mas o que a gente vem percebendo é que essas mudanças não vêm acontecendo na velocidade que se espera. E na velocidade que essas discussões estão acontecendo na sociedade”, explica Bel Aquino, responsável pela pesquisa.

“Falta muito ainda para o mercado publicitário crescer e amadurecer, mas até aqui estamos satisfeitos porque os modelos começam a trabalhar e começam a acreditar que fazem parte desse negócio”, acrescenta Helder Dias Araújo, dono da HDA Models.

Os dados também mostram que não há mais a ditadura do cabelo liso e escorrido nas propagandas. Em 65% dos comerciais pesquisados, as mulheres têm cabelos naturais: ondulados, cacheados ou crespos.

“As pessoas olham para mim, veem meu cabelo e falam: ‘Nossa, é moda, o seu cabelo está na moda, está todo mundo usando’. Não, não é moda. Eu me aceitei assim. As pessoas têm que se aceitar. As pessoas têm que ver quem elas são e elas estão escondendo isso. É a coisa mais linda que existe e as pessoas estão camuflando”, afirma a modelo Débora Rodrigues da Silva Oliveira.

+ sobre o tema

Para especialistas, mídia estimula e deve responder por ações de justiceiros

Sociólogo Lalo Leal argumenta que a excessiva repetição "dessas...

Juízes premiam jornalistas comprometidos com direitos humanos

Com o objetivo de valorizar as ações e atividades...

A telenovela vai às urnas

Por Muniz Sodré Diz-me um tanto surpresa uma jovem repórter...

para lembrar

Escola de Frankfurt: Crítica à sociedade de comunicação de massa

por José Renato Salatiel Qual é a influência de meios de...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Duvivier: “O humor da TV aberta bate nas mesmas pessoas que a polícia”

Ao participar do “Emergências”, no Rio de Janeiro, o...

Conferência Nacional de Comunicação: os caminhos até dezembro

Vencida a etapa de convocação da 1ª Conferência Nacional...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...
-+=