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    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              (Re)exisência dos griôs nos quilombos em meio à pandemia

              Além da Covid-19, temos que lidar com a invasão de grileiros e até mesmo do Estado nos nossos territórios

              24/07/2020
              em Afro-brasileiros e suas lutas
              Tempo de leitura: 4 min.

              Fonte: Por Maria Aparecida Ribeiro de Sousa e Débora Gomes Lima, da Folha de S. Paulo
              Olinda de Souza Oliveira durante a coleta de água em um dos manaciais do Quilombo Rio dos Macacos (Foto: Raul Spinassé/Folhapress)

              Olinda de Souza Oliveira durante a coleta de água em um dos manaciais do Quilombo Rio dos Macacos (Foto: Raul Spinassé/Folhapress)

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              20/01/2021
              Bianca Santana - Foto: João Benz

              “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

              20/01/2021
              (Foto: Danilo Verpa/ Folhapress)

              É falso que Ministério da Saúde pré-cadastre para vacinação contra Covid-19 por telefone ou SMS

              19/01/2021

              A cada dia é noticiado que milhares de vidas foram ceifadas pela Covid-19 e outras milhares foram internadas em estado grave. O vírus começou pelas grandes metrópoles, e seus principais alvos são os idosos e portadores de doenças crônicas —grupos que tendem a ser mais suscetíveis aos sintomas graves da Covid-19 e, consequentemente, ao óbito.

              Nós, enquanto juventude quilombola, temos nos preocupado e tido todo o cuidado com nossos(as) mais velhos(as), eles que são nossas bases e carregam nossa ancestralidade. Quando perdemos nossos mais velhos de causas naturais, é uma dilaceração para nossas comunidades, é um pedacinho nosso indo embora de forma física, é um corpo histórico, um livro vivo que se vai.

              Com uma pandemia na qual eles se encontram mais vulneráveis ainda, não podemos ter mais nossas conversas e aprendizados, uma prática comum para nós —nos reunirmos com os nossos mais velhos com frequência—, e agora nos encontramos em uma situação em que nosso cuidado é estar longe, em que não podemos sentar pertinho deles nos nossos terreiros do quilombo. A Covid-19 se interiorizou, e estamos apreensivos, temendo por cada griô. Não podemos estar perto, então rogamos a nossos ancestrais que os guardem e os sustentem até que toda essa situação acabe e possamos voltar a ouvi-los e abraçá-los.

              A Covid-19 já levou algumas de nossas lideranças, um pedaço de nossa história, e seguimos apreensivos com a pouca assistência dada aos nossos quilombos. Os próximos meses tendem a ser mais complicados dentro do território. Seja os que estão urbanos ou nas comunidades rurais, estamos desamparados. Deve-se ter uma estratégia de assistência específica para nosso povo. Muitas comunidades não possuem água potável e acesso a uma UBS ou a um hospital.

              Esse é um contexto geral das comunidades a nível nacional. A situação muda conforme a região —quanto mais interiorizados, menos assistência temos. De onde falo e vivencio, o Norte, especificamente do Tocantins, até o momento os casos têm aumentado nas comunidades. Os óbitos já começaram, e como previsto os nossos mais velhos são as vítimas.

              anto estadual como nacional, caso da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), tudo feito à distância. Tanto as ajudas quanto as assistências de relatoria sobre os casos nas comunidades, e todas as informações que são noticiadas sobre nosso povo, são feitas por nós mesmos.

              Além da Covid-19, temos que lidar com a invasão de grileiros e até mesmo do Estado dentro dos nossos territórios, causando danos e expulsando muito dos nossos de nossas terras de direito. Como a maioria dos territórios aguarda a certificação —e temos permanecido no território como forma de resistência até a certificação final—, grileiros e Estado têm aproveitado esse momento de fragilidade e de atenções na pandemia para pressionar nosso povo e nos amedrontar. Estamos sofrendo duplamente.

              Em nossos quilombos, valorizamos nossa ancestralidade. Nossos griôs são mais do que nossos avós, pais, referências: eles são nossa base, são aqueles que lutaram para nossa existência, são seres sagrados a quem recorremos, que nos inspiram a lutar e a seguir.

              Mesmo diante do medo e da preocupação com a contaminação, nossos griôs têm se mantido firmes, lutando de sua forma, não abandonam o roçado e nem suas práticas culturais. É o que nos fortalece em meio ao caos e ao medo. Os cuidados redobraram, estamos nos reinventando, mas desistir e parar não é algo que nosso povo faz. Mesmo quando somos tombados, levantamos outros.

              A agricultura familiar continua com o grupo reduzido, porém continua, e essa é a forma de resistência dos nossos mais velhos. Proteger o território, produzir, colher e partilhar. A produção não para, é nosso sustento, é o cuidado com a terra. Temos boa parte da nossa juventude nos campos, ajudando e produzindo, mas o protagonismo é deles, os que nos ensinam, eles que mais tarde seremos nós.

              Nós temos a prática da agroecologia, da coletividade na produção: o que planto eu divido, o alimento que eu produzir meu vizinho irá comer. As pessoas devem se perguntar: por que mesmo em meio à pandemia continuamos a plantar e ir aos campos? A resposta é simples. Plantamos desde sempre o que consumimos, em sua maioria, e, além de produzir nosso alimento, temos a ligação com a terra —principalmente os mais velhos, que há tanto tempo cuidam dela.

              A juventude aprende de perto. Agora, nem todos podem estar perto, mas fazemos o possível para estarmos em contato com nossos mais velhos e aprender. Como a internet não está disponível em todo quilombo, nem todos podem contatar seus griôs, mas temos a certeza que os ancestrais os guardam.

              Infelizmente, o vírus é real, e ele ameaça nossa ancestralidade. Ele pode levar nossos anciões de forma precoce, isso assusta e até gera revolta.

              Nossa ancestralidade (re)existe. Mesmo sendo a mais vulnerável, ainda consegue nos dar forças, ainda tem nos sustentado. Hoje nossa juventude roga mais do que nunca a sustentação dos nossos anciões, a proteção e a força para eles. Somos cientes da gravidade do vírus, e por isso tememos uma grande perda dos nosso mais velhos. Seguimos com fé em Deus, nos Orixás, e em nossos seres sagrados, os griôs.


              Maria Aparecida Ribeiro de Sousa é licenciada em pedagogia pela UFT. É da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins e da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Vive no Quilombo Povoado do Prata, São Félix (Jalapão, TO).

              Débora Gomes Lima é licenciada em química pela UFT, quilombola, preta e lésbica. Integra o MEIQ (Movimento Estudantil Indígena e Quilombola). Vive em Aragominas (TO) e é da comunidade quilombola Pé do Morro.

              PerifaConnection

              PerifaConnection é uma plataforma de disputa de narrativa das periferias, feito por Raull Santiago, Wesley Teixeira, Salvino Oliveira e Jefferson Barbosa.

              Tags: COVID-19griôspandemiaquilombos
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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