Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì, atual Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀, faz sua segunda visita ao Brasil

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì.

A visita busca promover um diálogo intelectual, cultural e econômico entre os brasileiros e os yorubás numa ação para unir os afrodescendentes no trabalho pelo desenvolvimento social. O Brasil é o país com o maior número de afrodescendentes, fora do Continente Africano.

“O objetivo é consolidar a relação entre o Brasil e a Nigéria e unificação do povo yorubá, pois acreditamos que a África é uma só e nós somos parte dessa África”, afirmou Carolina Maíra de Morais, adida cultural de sua majestade e uma das organizadoras do evento.

Um dos reis mais influentes entre os yorubás, Ògúnwùsì foi selecionado entre 21 candidatos que incluíam seu irmão mais velho, após a passagem do seu Ọ́ọ̀ni antecessor, Ọba (rei) Síjúwadé. O reino fica no atual estado de Osni, no sudoeste da Nigéria.

“Receber o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é muito significativo. Fomos recepcionados por ele, na Nigéria, há dois anos e hoje temos a oportunidade de revê-lo na nossa terra com esse afoxé lindo”, disse Mãe Paula, presidente do Afoxé Ómó Ifá.

O Rei Àkándé Ògúnwùsì passará ainda com a sua comitiva por São Paulo e Brasília para reuniões de negócios e intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria.

O Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é uma importante liderança religiosa e política para a nossa religião. Ọ́ọ̀ni é o líder espiritual do povo yorubá com a responsabilidade de fazer súplicas a Olódùmarè (Deus) e aos Òrìṣà (Orixás) em nome do seu povo e do mundo, durante os festivais sagrados.

Kábíyèsi Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀! (Saudamos sua Majestade o Rei de Ifẹ̀!)

Axé!

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

Vicente Mariano, Candomblé e Intolerância Religiosa

Segundo dados do IBJE de 2010, a população campinense...

Escola proíbe aluno de apresentar trabalho sobre candomblé

Uma diretora de um colégio do Pará, o Centro...

Ouça canções do Candomblé gravadas em 1940 – etnomusicologia

Em 2002, Xavier Vatin, professor de antropologia na Universidade...
spot_imgspot_img

Literatura africana em sala de aula: uma proposta didática

A relação entre história e literatura vem de longa data. A narrativa literária é considerada uma das fontes de produção do conhecimento histórico sobre...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Terreiro é invadido 10 vezes e babalorixá denuncia racismo religioso: ‘Fomos perseguidos’

Na reportagem especial deste domingo (22), o Fantástico mostrou que o Brasil tem se tornado mais intolerante quando o assunto é religião. Dados do governo registraram um aumento...
-+=