Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì, atual Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀, faz sua segunda visita ao Brasil

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì.

A visita busca promover um diálogo intelectual, cultural e econômico entre os brasileiros e os yorubás numa ação para unir os afrodescendentes no trabalho pelo desenvolvimento social. O Brasil é o país com o maior número de afrodescendentes, fora do Continente Africano.

“O objetivo é consolidar a relação entre o Brasil e a Nigéria e unificação do povo yorubá, pois acreditamos que a África é uma só e nós somos parte dessa África”, afirmou Carolina Maíra de Morais, adida cultural de sua majestade e uma das organizadoras do evento.

Um dos reis mais influentes entre os yorubás, Ògúnwùsì foi selecionado entre 21 candidatos que incluíam seu irmão mais velho, após a passagem do seu Ọ́ọ̀ni antecessor, Ọba (rei) Síjúwadé. O reino fica no atual estado de Osni, no sudoeste da Nigéria.

“Receber o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é muito significativo. Fomos recepcionados por ele, na Nigéria, há dois anos e hoje temos a oportunidade de revê-lo na nossa terra com esse afoxé lindo”, disse Mãe Paula, presidente do Afoxé Ómó Ifá.

O Rei Àkándé Ògúnwùsì passará ainda com a sua comitiva por São Paulo e Brasília para reuniões de negócios e intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria.

O Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é uma importante liderança religiosa e política para a nossa religião. Ọ́ọ̀ni é o líder espiritual do povo yorubá com a responsabilidade de fazer súplicas a Olódùmarè (Deus) e aos Òrìṣà (Orixás) em nome do seu povo e do mundo, durante os festivais sagrados.

Kábíyèsi Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀! (Saudamos sua Majestade o Rei de Ifẹ̀!)

Axé!

+ sobre o tema

para lembrar

Sucesso na internet Jota Júnior ministra palestra para estudantes em São Paulo

Jota Júnior é autor de vídeos que já somam...

O estudante de Medicina que já estampou outdoor e hoje luta para se manter no curso

O sucesso de Janiel Sacramento no vestibular foi estampado...

A LEI 10.639/03 e os agentes da Lei

(Com gratidão para Azoilda Trindade e Jacques D’ Adesky) Amauri...

Doria censura material didático. Apeoesp responde: ‘Inaceitável é um LGBT ser morto a cada 20h’

Sindicato dos professores sai em defesa de minorias depois...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=