Relatores da ONU pedem acesso ao Brasil para examinar execuções e milícias

Relatores da ONU solicitaram autorização para fazer uma missão ao Brasil para investigar as execuções sumárias e a atuação das milícias. Documentos oficiais revelam que os pedidos já foram apresentados em 2018. Mas, até agora, o Brasil não deu sinal verde para a realização dessas missões.

no Blog do Jamil Chade

Diante da ONU, protesto marcou o 1º aniversário do assassinato de Marielle Franco. Foto- Jamil Chade

O Brasil mantém uma política de portas abertas aos relatores da ONU. Mas condiciona as missões a um acordo sobre datas, uma forma encontrada pelo governo para administrar as eventuais visitas.

Em 2018, por exemplo, praticamente nenhum dos relatores foi autorizado a entrar no país. O Itamaraty justificava que, diante do período eleitoral no Brasil, essas visitas não tinham como ser realizadas.

Hoje, relatores diferentes da ONU aguardam na fila para que sejam autorizados a entrar no Brasil para realizar inspeções sobre violações aos direitos humanos. Alguns dos pedidos de missão ao Brasil datam ainda de 2017 e jamais foram atendidos pelo governo de Michel Temer (MDB).

Desde o início do ano, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) indicou que as visitas iriam ser restabelecidas. Nesta semana, por exemplo, o governo recebe a relatoria da ONU sobre a eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase.

Em junho, existe a possibilidade de uma missão para avaliar a situação do racismo no país. Negocia-se ainda uma inspeção para examinar as ameaças aos defensores de direitos humanos no Brasil.

O que já está confirmado é uma missão para avaliar a situação das comunidades afetadas pelas barragens, em dezembro.

Fila

Mas nem todos os pedidos de visitas têm recebido uma resposta. No dia 20 de março de 2018, a relatoria que investiga a situação de execuções sumárias e assassinatos enviou uma carta pedindo para que uma missão ao Brasil fosse autorizada em 2019.

Nenhuma data foi estabelecida, por enquanto, para a viagem. Isso não impediu que, ao longo dos últimos meses, denúncias fossem apresentadas pela relatoria contra o governo brasileiro, pedindo explicações sobre assassinatos. Um dos focos do trabalho deve ser o papel das milícias.

Nesta semana, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa fluminense denunciou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Em ofícios, a deputada Renata Souza (PSOL), que preside a comissão, aponta que as mortes em confrontos com policiais no estado do Rio chegaram a um nível recorde no primeiro trimestre deste ano. Foram, segundo ela, 434 pessoas mortas em ações das forças de segurança, entre janeiro e março.

Já no dia 9 de outubro de 2018, foi a vez do Grupo de Trabalho da ONU sobre Mercenários apresentar um pedido para realizar uma visita ao Brasil em 2019.

A missão teria, como ponto central, avaliar o trabalho de empresas de segurança privada no Brasil, assim como eventuais cruzamentos com milícias. Não há, por enquanto, qualquer sinalização por parte do governo sobre uma eventual data para a visita.

Em 2018, a relatoria sobre trabalho escravo havia solicitado autorização para realizar uma missão ao país. Até agora, uma data não foi estabelecida. A viagem ganhou ainda uma importância maior diante das modificações promovidas pelo governo no que se refere ao fim do Ministério do Trabalho.

Resposta

Consultado, o Itamaraty indicou que o “governo brasileiro dá grande importância aos pedidos de visita de titulares de procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos”.

“Considerando a impossibilidade logística de receber, no ano corrente, todos os relatores, peritos e grupos de trabalho que solicitaram visita ao país, o atual governo retomou o recebimento de visitas de procedimentos especiais de forma escalonada”, explicou a chancelaria.

“Seguindo essa lógica, o governo brasileiro iniciou gestões, recentemente, para agendar três visitas de procedimentos especiais das Nações Unidas para 2019”, disse.

O governo destaca que, neste momento, está recebendo a relatora especial para eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase, Alice Cruz, que, em 2017, havia solicitado visita ao Brasil para o ano de 2018.

“O relator especial sobre resíduos e substâncias tóxicas, Baskut Tuncak, de seu turno, após solicitação feita em agosto de 2018 para visitar o Brasil em 2019, e à luz dos eventos recentes em Brumadinho, foi convidado a realizar visita ao Brasil em dezembro de 2019”, indicou o governo.

“Outros pedidos estão sendo avaliados e serão agendados oportunamente”, completou.

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Ação da GCM na Praça Roosevelt Contra Skatistas no dia 04/01/13

Um vídeo que mostra a agressão de skatistas...

Entidades protestam contra ordem racista da PM em Campinas

  Reginaldo Cruz, Campinas (SP) Com a palavra de ordem “sou negro,...

“Somos estigmatizados” – por Marcelo Pellegrini

Cerca de 800 famílias vivem às margens da avenida...

Prender alguém por portar vinagre não é só ilegal. É ridículo

A tentativa absurda do estado de criminalizar os movimentos...
spot_imgspot_img

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Missão Colombiana na OEA, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...
-+=