“Religião é política”: espiritualidade é território de luta para população afro

Sheila Walker e Chucho Garcia comentam o livro “Conhecimento desde dentro – os afro-sul-americanos falam dos seus povos”

Por Agatha Azevedo, do Brasil de Fato

Para especialistas, racismo ainda dificulta acesso da população negra à cidadania resistência negra / Foto: Retirada do site Brasil de Fato/Rafael Stedile

Durante o 1º Encontro de Povos de Terreiros Ègbé – eu e o outro, realizado nos últimos sábado (15) e domingo (16), em Belo Horizonte (MG), a antropóloga e diretora da ONG Afrodiáspora Sheila Walker debateu a importância da organização política dos Povos de Terreiro no Brasil e em todo o continente americano e da unidade para a resistência frente ao avanço do autoritarismo e do conservadorismo.

Em conversa com o Brasil de Fato, ela e o venezuelano Jesus Chucho Garcia, que atua pelos direitos dos afrodescendentes em seu país, discutem o papel da elaboração teórica para resgatar a história dos povos da diáspora negra nas Américas, e a importância de entender a religiosidade como um território de lutas em disputa na atual conjuntura internacional.

Confira abaixo:

Brasil de Fato: Sheila, em suas falas, é possível identificar a presença de uma construção política e religiosa afrodiaspórica em um contexto de opressão nos Estados Unidos. Como começou essa construção?

Sheila Walker: Como afro-americana nos Estados Unidos, é difícil não estar na luta para a igualdade de uma maneira ou outra. Eu fiz um doutorado em Antropologia, porque eu achava que a antropologia era uma disciplina maravilhosa para aprender sobre o outro, para apreciar o outro. Quando eu tinha 4 anos, eu ia na casa da minha tia, a irmã da minha avó, que morava no bairro chinês, e lá eles falavam diferente, tinham rosto diferente, eram diferentes e eu ficava fascinada com a possibilidade de conhecer o outro. Queria viajar, mas com 4 anos eu não podia. Então, quando tinha 19 anos fui a Camarões e morei com uma família maravilhosa pan-africanista que me fazia perguntas difíceis,  porque eu não conhecia a diáspora e não conhecia muitas coisas — afinal eu morava nos EUA — então comecei a perceber a minha ignorância sobre o mundo negro.

Eu era estudante de uma Universidade de elite branca, e eu era a negra da minha classe. Então eu agora compreendo que essa visita que eu fiz a Camarões, na África Central, era um antídoto à minha educação alienante. Eu tinha crescido em uma comunidade integrada, sempre fui a escola com todo mundo, mas na vida social, negros de um lado e brancos de outro, por costume, não por lei. Eu sou do norte dos Estados Unidos e minha família era da classe trabalhadora, negra, mas não estava na luta. A minha geração começou isso.

Foi neste momento que a religiosidade entrou na sua vida também? Como ela está ligada com a política?

Sheila: Eu comecei frequentando uma Igreja Batista, no norte dos EUA, e vi quando a música ficou quente – como a música tem que ficar quente nas nossas igrejas, se não ninguém participa – tinham umas senhoras muito bem vestidas que começaram a se mexer a pular e eu fiquei pensando: “o que é isso?”. Não compreendi, e me disseram “É o espírito”. Eu tinha 8 anos, e nunca consegui uma explicação de como funciona o espírito, de onde vem, e quando fui, na década de 1980, na minha primeira cerimônia de Candomblé na Bahia reconheci os gestos, mexer os ombros por exemplo, como quando chega o Orixá. Então eu disse: “Ah, agora eu compreendo de onde vem o espírito”, e foi dentro do protestantismo afro-americano, que não é como o protestantismo do Brasil, que eu entendi onde entra a nossa africanidade nos Estados Unidos.

Essas igrejas não são só casas da espiritualidade, uma função dessas igrejas nas nossas vidas é a organização política, a organização econômica. Não é atoa que muitos dos nossos líderes negros são pastores de Igrejas, como Martin Luther king, Reverendo Martin. Então não é só o espírito, é também a política. Religião também é política. No sul dos EUA por lei tudo era segregado, nos ônibus os negros tinham que ficar no fundo, se tiver lugar, então quando Rosa Parks não se levantou para dar o lugar dela no ônibus para um homem branco e foi presa, o que aconteceu depois? Uma reunião na igreja. Era todo um sistema de resistência que começou na Igreja. Para mim a igreja faz parte da minha vida cultural, mas eu nunca compreendi essas histórias da Igreja cristã, eu acho o candomblé mais interessante, mais dinâmico, mais bonito, se eu tivesse que dizer que a minha espiritualidade é algo, eu diria mais Candomblé do que protestante, mas é mais importante que eu conheça a cultura da Igreja porque é uma base para a nossa cultura afro-americana em geral.

Eu estava pensando, o Candomblé, por exemplo tem esse tipo de função na vida das pessoas ou fica apenas na espiritualidade? Bom, estamos aqui. É por espiritualidade, mas não só.

Como se desenvolveu o seu pensamento intelectual e político nesse contexto de entendimento da africanidade nos Estados Unidos?

Sheila: Quando fui fazer pós-graduação na Universidade de Chicago, foi no período em que começaram a deixar mais de um negro estudar nas Universidades. Éramos uma massa crítica. Mas percebemos com o tempo que é claro que estar ali era um privilégio, mas onde nós estávamos? Não estávamos nos livros, não contavam a nossa experiência, e acho que esse foi o começo da minha luta, e eu percebi que o meu papel era um papel intelectual para que a nossa existência fizesse parte do currículo. Então começamos a pedir mais aulas sobre nós, e passamos da fase dos pedidos para a fase das exigências não negociáveis. Percebi que o meu papel na luta é de ver a realidade da diáspora africana na América e no Atlântico, de ver as nossas contribuições, e desmentir as mentiras que aprendemos no sistema educativa pan-americano.

É a partir dessa necessidade de repensar a produção científica afrodiaspórica que o livro “Conhecimento desde dentro – os afro-sul-americanos falam dos seus povos e suas histórias” nasce?

Sheila: Sim. No nosso livro os povos falam de si mesmo, nós consideramos que estamos tendo um ato de quilombolismo intelectual, cimarronaje. Um dos elementos da minha atitude de luta é o fato de que os meus professores me mostraram que a disciplina da antropologia é não para conhecer o outro, mas para dominar o outro, é uma criação imperialista, mas eu achava que poderia usar as ferramentas para estudar o que eu queria estudar, e compreender mais a diáspora e nossos vínculos com a África. Fizeram um esforço para me fazer acreditar que a gente não tinha cultura, e isso foi escrito por grandes sociólogos estadunidenses no mesmo momento que acontecia a diplomacia cultural, e o que era o conteúdo? A nossa cultura “que não existia”. A partir de 1956, os EUA estava mandando músicos de Jazz ao redor do mundo para dizer que essa é a cultura dos EUA, que representa o país no mundo, mas o Jazz é a nossa cultura negra que diziam que não existia.

O que nós fizemos foi convidar pessoas de diversos países afro-sul-americanos, no total foram representantes de 9 países que falam espanhol, e que tem conhecimento sobre a realidade. Muitos não frequentaram faculdades, mas tem suas vivências, sua africanidade. A nossa missão era dar a possibilidade aos primos do sul de apreender qual o conteúdo da cultura deles e quais são as contribuições da comunidade afro-diaspóricas em seus países. Até o Tango, da Argentina, onde dizem não ter negros, é uma palavra bantu de uma história escondida, e nesse livro é a primeira vez que os afro-sul-americanos falam de suas realidades. Um dos elementos do livro é a perspectiva comparativa, se compreender e se reconhecer a partir de conhecer a cultura do outro, e nós tivemos que criar muitas palavras para essas teorias que não existiam e não eram faladas. A única explicação de alguns comportamentos nossos é a África enquanto origem.

Chucho, o que você como autor de um capítulo deste livro, percebe como cultura de resistência nesse território afro-sul-americano?

Jesus Chucho Garcia: Bom, na minha reflexão eu trago cinco tipos de cimarronaje: frontal, jurídica, ética, cultural e espiritual. Você sabe o que é cimarron e a cimarrona? Quando nós fugíamos do sistema escravista, nos chamavam de cimarron cimarrona porque rompíamos as correntes. É como aqui o Zumbi dos Palmares no Brasil, era um cimarron, um quilombola. O primeiro cimarron é a luta frontal contra o amo, contra a escravidão, contra a opressão, e nós enfrentávamos na fazenda, na plantação, e fugíamos buscando por um espaço livre, o quilombo no Brasil, Palenque na Colômbia e em Cuba, Cumbes na Venezuela.

A segunda foi a cimarronaje jurídica. Muito africanos que foram trazidos como prisioneiros – eu não falo de escravizados, foram prisioneiros para fazer trabalho forçado em prisões chamadas cana de açúcar, café, cacau – tinham um espaço jurídico onde eles podiam comprar a sua liberdade, ou por exemplo, quando havia uma fuga de escravos em um país escravista, se eles chegassem em outra potência inimiga, eram considerados livres sempre e quando aceitavam a religião católica apostólica romana. Depois, tivemos a cimarronaje ética, que é a reivindicação dos valores africanos dos quilombos, mas também das lutas dos povos, como na luta pela libertação do Haiti, que depois também ajudou eticamente com exércitos internacionais a luta por libertação da Venezuela, Panamá, Colômbia, Peru, Bolívia, e Equador, numa mostra de solidariedade internacional dos povos.

Outro tipo é a cimarronaje cultural, a cultura de resistência, que tinha três momentos: a preservação da cultura original expressada na música, nos bailes, na culinária; a etapa da criação, em que estando em uma nova situação tiveram que tomar elementos da cultura indígena, certos aspectos da cultura dominante, e houve um processo de criação interessante – Brasil é um exemplo de como se foi combinando a cultura africana e indígena –; e logo estava a inovação como cultura de resistência. Começamos a inovar, a ter novos elementos, se o Samba aqui é um ponto de partida da cultura de origem congo, foi tomando elementos da cultura europeia até criar a Bossa Nova, assim foi também com outros ritmos.

Por último, vem a cimarronaje espiritual, que foi como nós conservamos nossa espiritualidade, e é o que explica como mesmo passando quatrocentos, quinhentos anos, a cultura Yorubá ainda siga viva, a cultura do Congo siga viva, a cultura Vodu siga viva. Isso é um exemplo da espiritualidade como parte da resistência. Podem ter te tirado um pedaço, flagelado o corpo, arrancado uma mão, mas a alma nunca, a fé nunca. A espiritualidade é a fé na luta por reivindicar a humanidade.

Para vocês, qual a importância desse 1º Encontro dos Povos de Terreiro para o avanço da luta dos povos afrodescendentes no cenário atual?

Sheila: Para mim, o fato de ter gente de vários lugares já é uma força. É um começo, esse nível de organização do povo de axé é muito importante sobretudo em um momento retrógrado que estamos vivendo aqui (no Brasil) e nos Estados Unidos. Mas, eu quero falar bem do racista e sexista que está ocupando a Casa Branca, porque ele é tão ruim que está provocando reações maravilhosas: agora nós temos mais jovens mulheres no congresso, entre nossos representantes tem uma palestina que nunca fecha a boca, uma porto-riquenha que sempre fala, uma somali migrante refugiada que fala, e ai ai ai… estamos resistindo, ele provocou reações fortes, e as mulheres têm um protagonismo nessa luta.

No Brasil, são 54% de autodeclarados afrobrasileiros, nos EUA somos como 13%, mas estamos organizados, e se esses 54% conseguirem ter unidade, haveria um grande avanço para o país, e é o que começa aqui nesse encontro. Eu espero que os terreiros e as casas tenham um comportamento mais político, que se vejam não só na religião, mas como base de comportamentos econômicos e políticos, de união contra os opressores, com a responsabilidade de ter um comportamento político de união. Quando os africanos chegaram, a opressão foi muito maior do que agora e conseguiram se organizar para a preservação dos Orixás. O fato estarmos aqui é uma prova de que estamos nos organizando para mudar o sistema a favor da gente.

Chucho: Penso que na primeira década do Século 21, provamos a possibilidade de uma mudança, os governos progressistas de Lula, Chávez, Mujica, bom, nesse momento houve muita inclusão. Se abriu uma possibilidade de que com governos mais humanos, progressistas, a gente tenha mais participação, mesmo com os erros que eles tiveram, é claro. Mas a direita racista, machista e sexista se aproveitou desses erros para envolver o povo. Muitos afro-brasileiros votaram em Bolsonaro, e no sul mais pobre dos EUA votaram em Trump, mas há uma explicação que tem a ver com a falta de conhecimento, de direitos, com a ignorância de informação. Mas quem está fazendo a resistência é o povo afro, temos que ter mais participação política para poder ter maior poder de decisão, a recuperação política do movimento afro vai ter uma influência global e essa é a esperança.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

O permanente holocausto negro

por: Ricardo Gondim A formação cultural brasileira tem graves deformações....

A face racista da miscigenação brasileira – Por Jarid Arraes

A questão da miscigenação racial no Brasil costuma ser...

E se não fossem os negros?

Roberto da Matta Não haveria esse futebol maravilhoso que renasce...

A Luta contra o Racismo é um dever!

Rafael Cantuária Um jogador de futebol negro xingado de macaco...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=