Religiões de matriz africana debatem ações contra intolerância no Amapá

Evento iniciou as celebrações do Dia Estadual de Cultos Afro Religiosos.
Programação ocorre até o dia 9 de maio, com palestras e atos culturais.

no G1

Representantes de religiões de matriz africana no Amapá se reuniram nesta sexta-feira (6) para debater sobre políticas públicas de combate à intolerância no Amapá. O evento iniciou as celebrações do Dia Estadual de Cultos Afro Religiosos, comemorado no dia 8 de maio.

De acordo com a representante da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), Nubia Souza, a programação se estende até o dia 9 de maio, com palestras e atos culturais, que visam o combate ao preconceito religioso e racial.

“Este é um momento fundamental para as religiões de matriz africana no Amapá. Várias ações foram desencadeadas no Amapá. Muitos promovem a intolerância por não conhecer e temos que reafirmar todos os dias as políticas de diversidade”, enfatizou.

Durante o encontro, foi debatida a proposta de criação da Delegacia Especializada em Repreensão a Crimes de Racismo e Intolerância no Amapá. O advogado presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, Danilo Martins, explica que um projeto foi aprovado em 2015, mas a gestão estadual necessita de recursos para a implantação.

“O governo reconheceu a necessidade, pois a intolerância ainda é presente diariamente no cotidiano de membros de religiões de matriz africana. São pais, mães, crianças que são alvos do preconceito. O projeto foi aprovado, mas é preciso que se obtenha recursos para a criação da delegacia”, disse.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, disse que o projeto engloba diversos seguimentos considerados minorias, como deficientes físicos, LGBT e afrodescentes no Amapá.

“O projeto está pronto para abranger o público da minoria que é vulnerável a sofrer a violência da intolerância. Mas ainda não tem previsão para ser criado, porque é preciso melhorar o ambiente econômico no Amapá para dar continuidade na parte prática”, ressaltou o secretário.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de selos de promoção da Igualdade Racial, concedidos a 36 pessoas e representantes de entidades que promovem políticas da igualdade racial no Amapá.

+ sobre o tema

Apresentadora é chamada de gorda e dá a melhor resposta

Enquanto vivermos referendando a lógica de se julgar os...

Cantora de “Tecnomacumba” lamenta veto a show e diz que decisão fomenta o ódio

Elverson Cardozo Proibida de se apresentar em Campo Grande, na...

Roberta Rodrigues fala sobre o preconceito no Brasil: ‘Aqui ele é velado!’

Segundo a atriz, os grupos sociais que antes eram...

para lembrar

Mapa da Intolerância Religiosa

O Mapa da Intolerância Religiosa - Violação ao Direito...

Protesto contra decisão de juiz do Rio acontece em Salvador

O Movimento Negro da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5),...

Fiéis achavam que era encosto. E era asma

Uma mulher de 55 anos morreu após passar mal...
spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=