Renascimento dos princípios panafricanista – Belarmino Van-Dúnem

A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana deste ano teve como lema o “Renascimento do Pan-Africanismo”, que encerra um simbolismo histórico muito grande e é fonte de inspiração e de esperança para muitos povos africanos que continuam a ver gorada a expectativa de melhores condições de vida.

Os líderes africanos do período que se seguiu às primeiras independências herdarem um continente que se encontrava à margem do sistema internacional.

O cenário das relações internacionais foi projectado para privilegiar as potências vencedoras da II Guerra Mundial, realidade que tem criado dificuldades aos Estados, cujas independências foram proclamadas a partir da primeira metade da década de 1950.
O espírito panafricanista tem evoluído ao longo do tempo e, como toda evolução acarreta mudança, o conceito actual pouco ou nada tem a ver com a teoria defendida pelos descendentes de escravos africanos no Caribe, Estados Unidos e na Europa. A perspectiva alterou-se. Os descendentes dos africanos nas Américas e na Europa já não defendem o retorno ao continente, nem sonham com uma África idílica, de liberdade e fartura e um dos princípios dos Estados passou a ser a defesa da soberania e integridade territorial, ao contrário das confederações defendidas por muitos líderes nas décadas de 1950 e 1960.

Mesmo os descendentes de africanos que vivem na Europa e nos Estados Unidos exigem ser cidadãos dos países de acolhimento e muitos dos que nasceram no nosso continente, mas tem raízes norte-americanas ou europeias também preferem não ser africanos.

O nascimento do panafricanismo – a África no centro de tudo – tem contornos revisionistas. Os líderes estavam divididos entre os que defendiam uma África próxima das metrópoles ou dos ex-colonizadores e os que apregoavam uma ruptura com os antigos opressores.

A divisão era tão estrutural que se formaram dois grupos, o de Brazzaville, constituído pelos países que defendiam uma aproximação às antigas metrópoles e, o de Casablanca que apregoava a ruptura.

Mas houve a terceira via, a inspirada pelo Imperador da Etiópia, Haille Salassie, que em 1963 deu origem a OUA e em 2000 se transformou na União Africana. Há uma tendência para se criticar os Estados africanos por má governação e administração das riquezas nacionais. Na base dessas criticas está o facto do paradigma de análise ser importado do Ocidente, ainda que se saiba que o Estados partem de metas diferentes, que os hábitos e costumes não são os mesmos e que os recursos, exploração e gestão não seguem os mesmos critérios.

A intervenção nos assuntos internos dos Estados é defendido de “forma irrepreensível”, mas há incapacidade material e estrutural para fazer vincar o princípio. A incompetência dos Estados é transmitida às organizações regionais e continentais, o que permite que as potências coloniais e os Estados Unidos encontrem sempre motivos para intervir económica e politicamente nos assuntos de África.

A União Africana ao realizar a cimeira anual sobre Panafricanismo levantou algumas questões recorrentes nos últimos 20 ou 30 anos. A primeira das quais está relacionada com a necessidade de se reconhecer que a geoestratégia da maioria dos Estados do nosso continente tem uma dimensão transcontinental, sobretudo devido à geoeconomia dos países industrializados.

A falta de competitividade dos Estados africanos é um dos factores que retarda o desenvolvimento dos ideais panafricanistas ajustados à nova era da economia global. Não é possível falar de um Panafricanismo puro, independente e isolado dos problemas e das dinâmicas do mundo actual. Pelo contrário, deve renascer com uma visão futurista de uma África voltada para o mundo e não para si própria.

Durante a 20ª cimeira, realizada, em Addis Abeba, de 21 a 28 de Janeiro, os Estados africanos discutiram as condições para uma participação na força da reposição da paz, soberania e ordem no norte do Mali. Alguns Chefes de Estados também centraram as análises nas situações na República Centro Africana, que por um triz não caiu nas mãos dos rebeldes, e na RDC devido ao ambiente vivido no Kivu, bem como na porosidade da fronteira com o Ruanda e o Uganda de onde provêm os maiores problemas.
Outros optaram por preparar os discursos para a cimeira que, pela primeira vez, decorreu sem a relevância dos países do Norte de África debilitados internamente por motivos de todos conhecidos. Nunca é de mais lembrar que entre os cinco maiores contribuintes da União Africana, três – Argélia, Egipto e Líbia – estão situados geograficamente no Norte África Enquanto a cimeira procurava resolver problemas sem meios, nem soluções estruturais e duradoiras, a França avançou para o Mali, enfrentou os rebeldes e levou os Estados africanos a reboque.

Claro que os gasodutos e o petróleo da região tiveram um peso importante, mas a pergunta é: devia a França agir de forma diferente? Claro que não. Em causa estão recursos essenciais para a manutenção da indústria e consequentemente do emprego e do bem-estar da população europeia que enfrenta uma crise económica e financeira que faz lembrar os anos 1930.

O renascimento do pan-africanismo deve ter no seu centro a valorização do Homem e da Mulher africanos, o aumentar a capacidade de criação das dinâmicas políticas e sociais internas, a defesa de uma visão transaccional e continental, a capitalização dos recursos internos e captação de outros de fora das fronteiras, o aprofundamento da segurança nacional no seu sentido lato, a aposta no desenvolvimento da massa critica e a dinamização de uma sociedade para o futuro. Apenas assim é possível teremos um panafricanismo porque de forma diferente a situação corre o risco de se eternizar.

Matéria relacionada:

Pan-Africanismo

O Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

História geral da África, VIII: África desde 1935; 2010

 

Fonte: Jornal Angola

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=