Reparação social da população negra através da arte e cultura

Acredito que as injustiças e perversidades que a população negra sofre desde o período da escravidão podem ser minimizadas por meio de políticas públicas voltadas à arte e cultura, através de um maior investimento dos órgãos públicos competentes com o objetivo de fomentar as manifestações culturais negras, para que assim se obtenha uma reparação social histórica através da reconstrução da nossa identidade.  

Por atuar desde a minha adolescência em ações ligadas à cultura negra tradicional e contemporânea, como a Capoeira e o Hip Hop, as quais tenho propriedade em mencionar, analiso que nestas importantes manifestações artísticas há diversidades, portanto, com representações distintas, por exemplo, a  Capoeira que através da oralidade, musicalidade e luta, explana  a história da população negra desde o século XVI. Jáá o Movimento Hip Hop nacional surge na década de 80 relata através de protestos as injustiças ainda presentes, além disso, explica o motivo pelo qual a população negra está inserida nas grandes periferias sobrevivendo na precariedade devidos os reflexo das atrocidades causadas pela escravidão no Brasil.

As manifestações culturais citadas, como tantas outras existentes criadas pela população negra , são nossas verdadeiras heranças e possuem extrema importância  para o nosso autoconhecimento e conscientização diante  das injustiças e violações de direitos ainda presentes, num contexto histórico longe de uma democracia e equidade racial. 

Com poucos incentivos culturais e o preconceito racial enraizado em nosso país, se torna desafiador fomentar as manifestações artísticas negras em sua essência, sem que seja necessário maquiar ou agradar os racistas. Estas manifestações,  por si só, na sua originalidade podem  servir de   mecanismo  potente para uma luta maior contra o racismo, desde que ouvida. Sabemos que seus efeitos positivos, formam  tornar cidadãos críticos, criativos e intelectualizados capazes de mudar as realidades e combater o preconceito racial.  

A cultura é um direito estabelecido por lei conforme prescreve o art. 215 da Constituição Federal de 1988, mas como não há grandes promoções por parte governo, cabe a nós, agentes culturais negras, nos mantermos firmes e fortes, para que possamos realizar artes, manifestos originais e independentes,  termos a responsabilidade de buscar meios e manter a essência da cultura negra, além de promover ações envolventes, implantar e fortalecer o ser cultural em nossos semelhantes, em particular aqueles que se identificam, apreciam arte e cultura porém não têm acesso nem estímulo. 

 

Renata Santos /SP –  “Meduza com Z” é Grafiteira, Capoeirista e Pedagoga e  Líder do Programa de Aceleração de Mulheres Negras Marielle Franco do Fundo Baobá. @meduzacomz.
** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

As últimas depois de ninguém: meninas em privação de liberdade

Início este texto agradecendo todas as mulheres, especialmente às...

Direito à Ancestralidade

Independentemente de como você professa sua fé, pessoas pretas...

para lembrar

Secretaria da Justiça vai criar uma Coordenadoria de Diversidade Religiosa

Durante encontro com o Grupo de Diálogo Inter-religioso de...

Musical ‘Samba Futebol Clube’ chega ao CCBB Rio

O musical "Samba Futebol Clube" estreia no Centro Cultural...

Festival Julho das Pretinhas realiza evento de arte-educação voltado para crianças negras

A terceira edição do Julho das Pretinhas reúne uma...

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...
-+=