Repórter que denunciou assédio de Biel é demitida. E as pessoas querem saber o porquê

No dia 3 de junho uma repórter do iG denunciou assédio que sofreu ao entrevistar MC Biel para uma pauta. O caso ganhou repercussão nacional. Biel pediu desculpas só cinco dias depois e, mesmo assim, perdeu contratos importantes para a sua carreira.

Por Andréa Martinelli Do Brasil Post

A jornalista tirou uma “licença” para se recuperar emocionalmente do caso no dia 6 de junho. Mas foi demitida. Desde a noite desta sexta-feira (17), quando a notícia da demissão dela veio a público, as pessoas estão querendo saber qual foi o motivo.

 

Depois que o jornalista Fernando Oliveira tuitou sobre o caso, a notícia se espalhou rápido pelas redes sociais. E perguntas como: “Qual é a justificativa para deixar sem emprego uma mulher que enfrenta a Justiça contra um homem famoso após relato de assédio? Uma mulher que vocês prometeram ajudar?” foram feitas por páginas feministas e também por outros usuários de redes sociais:

13339613_1754793564743907_5591104714329073224_n

 

Desde que a notícia foi divulgada o portal está sendo marcado em diversos posts nas redes sociais.

 

 

Além disso, na própria página do portal no Facebook, em matérias que não tem relação com o caso, as pessoas estão cobrando uma posição do site sobre o ocorrido.

o-IG-COMENTRIOS-570

o-COMENTRIOS-IG-570

Patrícia Moraes, editora-executiva do iG que assinou a matéria sobre a denúncia da repórter, disse à época ao Ego que a empresa decidiu dar uma “licença” para a repórter porque ela estava “muito abalada emocionalmente” após a divulgação do caso.

Até a publicação desta matéria o HuffPost Brasil não obteve uma resposta do portal iG sobre o caso. Ao BuzzFeed, o portal disse que não irá se pronunciar sobre o assunto ou sobre a demissão da jornalista.

A repórter que sofreu o assédio não se manifestou publicamente sobre o caso ou sobre a demissão. Segundo fonte do HuffPost Brasil, desde o início da cobertura sobre o caso de assédio pela imprensa, a vítima foi orientada por sua advogada a não dar depoimentos. Sua única fala foi para o iG, assim que a denúncia veio à tona:

“Quando ele disse, logo de cara, ‘se eu te pego, te quebro no meio’, já fiquei com o pé atrás. Estranhei o fato de não ter um filtro no que ele dizia, não ter uma certa barreira ou limite na relação entre repórter e entrevistado. A partir do momento que ele falou isso, minha primeira reação foi um choque. Ele trata assim mesmo quem está ali trabalhando com ele, e enquanto ele está trabalhando também?

Estou acostumada a entrevistar famosos e a primeira coisa que pensei foi que aquilo não estava acontecendo. A entrevista terminou, peguei minhas coisas e fui embora. Entrei no táxi e tremia. Aí, comecei a chorar. Lembrei das pessoas da sala que estavam rindo, de tudo que ouvi uma vez, duas vezes, quatro vezes. Quando saí, percebi tudo que aconteceu, e tantas coisas que ouvi em dez minutos e é aí que você percebe o absurdo da situação.”

Na noite de ontem, sexta-feira (17), momentos antes da notícia da demissão da jornalista ser divulgada, Biel tinha sido denunciado novamente, também por uma jornalista.

O nome da repórter e do veículo permanecem em sigilo, mas de acordo com informações do Ego, a denúncia foi acolhida pela titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo, Giovanna Valenti. Segundo ela, o cantor agora irá responder a duas investigações.

Entenda o caso

O assédio aconteceu em maio com uma repórter do portal iG, durante uma entrevista com o cantor sobre o seu novo CD. A notícia foi divulgada inicialmente pelo iG em 3 de junho e ganhou repercussão nacional.

Gabriel Araújo Marins Rodrigues, de 20 anos, foi denunciado pela profissional na 1ª Delegacia da Mulher de São Paulo por assédio sexual. De acordo com o relato, ele chamou a jornalista de “gostosinha” e disse que “a quebraria no meio” se mantivessem relações sexuais.

Durante a conversa, a repórter menciona que tem quase a mesma idade do cantor. Ele responde: “Idade não significa nada. Se te pego, te quebro no meio”. Depois, ela questiona se ele é bissexual, em menção às buscas no Google sobre “Biel é bi?”. O artista retruca: “Por quê? Você quer que eu te mostre com atos e ações? E eu sou heterossexual. Eu gosto é de boceta”.

Em outra parte do vídeo, Biel pede que a jovem atenda a uma ligação em seu celular. Ela fala ao telefone e explica que ele não pode atender, pois está em uma entrevista. Em seguida, Biel retorna a ligação. Ouça os trechos originais de conversa entre Biel e repórter do iG.

E não para por aí

Cinco dias após a repercussão, o cantor pediu desculpas à mulher que sofreu abuso, aos fãs, familiares e a quem mais “se sentiu ofendido” com suas ações.

“Nunca imaginei que minhas palavras poderiam machucar quem me entrevistava, então estou aqui para me desculpar não só com a repórter, mas com todas mulheres que se sentiram ofendidas com as minhas palavras. Acho que estou em dívida com a minha família, não foi a educação que eles me deram e isso não vai acontecer de novo.”

Mas a rejeição foi tanta que até o Comitê Internacional Olímpico Rio-2016 desconvidou Biel da lista de participantes do revezamento da tocha olímpica, alegando que o Comitê quer que revezamento passe “uma mensagem de paz e não quer aliar o evento ou os conceitos de olimpismo a esse acontecimento”, disse o COI em nota.

Além disso, programas globais como “Caldeirão do Huck” e “Fantástico” suspenderam exibição de quadros com participação do funkeiro. A sua música,Química, também foi retirada da novela das 7h da emissora, Haja Coração. A Tilibra, empresa de itens de papelaria, também cancelou um contrato de R$ 400 mil com o cantor.

+ sobre o tema

Eles não estão doentes, e nós não estamos loucas

Ontem, uma menina foi estuprada por 30 homens no...

Secretário da Juventude de Temer é acusado de assédio sexual e agressão

O novo secretário nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos,...

Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para...

Janot pede arquivamento de inquérito contra candidato à prefeitura do Rio acusado de agredir a ex-esposa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira...

para lembrar

Na época do Brasil colonial, lei permitia que marido assassinasse a própria mulher

Jorge Amado abre o clássico Gabriela, Cravo e Canela...

Congresso cria órgão para combater violência contra as mulheres

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), protocolou nesta...

Cesárea forçada no Rio Grande do Sul gera discussão sobre direito das mulheres

Grupos denunciaram caso na Comissão de Direitos Humanos e...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=