“Representatividade é fundamental”, diz Leci Brandão

“Sempre fui ativista”. É assim que a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) vê sua trajetória política. “A nossa caminhada artística sempre foi marcada pelas lutas. Sempre falei de situações de injustiça, de preconceito”, afirmou ao blog.

Por Giorgia Cavicchioli, do Yahoo

A deputada estadual reeleita por SP Leci Brandão. Crédito: Raoni Diniz Lemos/RAOOS Irie 

Sendo assim, a carreira política da cantora e compositora não poderia estar voltada para outra coisa se não para a melhoria de vida das pessoas que mais sofrem preconceito em nossa sociedade.

Ela afirma que já presenciou e foi vítima de situações de preconceito dentro da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Sendo a segunda mulher negra a ocupar um cargo no local, ela diz que, mesmo com os casos de racismo e machismo, ela não se esqueceu de seu objetivo dentro da Casa.

Segundo ela, existem questões que são necessárias e urgentes para a sociedade que precisam ser levadas em consideração dentro da Alesp, mas que, sem a presença de mulheres, fica mais difícil de elas serem discutidas.

“Representatividade é fundamental. De mulheres negras, principalmente. Embora a gente seja mais da metade da população, a gente não tem espaço”, afirmou a deputada dizendo que incentiva todas as mulheres que querem entrar na política.

“[A política] precisa que mulheres possam mostrar que elas têm capacidade de lutar para que a gente possa ter leis mais legítimas, que possam mostrar o respeito pela mulher em todos os ângulos”, diz Leci.

De acordo com a deputada, casos de machismo e racismo dentro da Alesp são questões pontuais. Mas Leci diz que ela se recusou a mudar sua atitude ou sua personalidade para ser enquadrada dentro do processo político.

“Continuei sendo a mesma Leci, com as mesmas lutas e tendo uma coisa que é respeitar o outro para ser respeitada. Eu tenho uma caminhada de reciprocidade respeitosa”, explicou ao blog.

Ela, no entanto, diz que é alvo de algumas brincadeiras inconvenientes pelo fato de ela ter um histórico com o samba. Ela diz que, algumas vezes, deputados perguntam se ela vai cantar.

Porém, Leci afirma que, quando é questionada sobre isso, apenas responde: “Eu tenho que tocar samba no palco. Aqui eu tenho que mostrar projetos de lei”.

Durante duas semanas, o blog irá falar sobre as situações enfrentadas diariamente por mulheres que estão dentro da política. A série de matérias especiais começou no último dia 5 e será finalizada no dia 16.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Debate sobre o genocídio negro reúne Leci Brandão e movimentos sociais

O 62º Conselho Nacional das Entidades Gerais (Coneg) consolida...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=