Responsabilizar com humanidade

A declaração contundente do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, de que há uma certa “aversão” de promotores(as) na proximidade com meninos e meninas infratores(as), principalmente por determinadas condições sub-humanas de higiene a que são submetidos pelo Estado, não agradou.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

Mais do que não agradar, causou desconforto e tensão entre membros do Ministério Público. Ora, essa questão é sem dúvida, de extrema relevância, ainda mais vindo de uma figura pública das mais importantes e respeitáveis do nosso país e incansável lutador dos direitos da infância e da adolescência.

A relevância do tema tão polêmico é que a afirmação do desembargador pode ser a ponta do novelo que leve à saída do labirinto da discriminação e da total falta de respeito à vida dos mais vulneráveis. Como fazer justiça ou garanti-la, se quem o deveria fazer não “suporta” a interação com a realidade destes meninos e meninas?

Mais do que se armar de fatos graves e que desencadeiam a comoção coletiva, embotando a consciência e dificultando o raciocínio, causando assim um “desvio” do que de fato deveria se estar discutindo agora, ou seja, o que de concreto vem se fazendo em relação à infância brasileira?

Não qualquer infância. Estamos falando dos meninos e meninas que estão compondo as áreas periféricas dos grandes centros urbanos e os esquecidos os interiores deste país continental.

O debate é amplo, profundo, doloroso e requer vontade política e sensibilidade. Ambos estão ausentes no discurso e na prática dos poderes constituídos e das instituições.

As vozes dissonantes e que acenam com verdades que muitos acreditam nunca deveriam ser ditas, são uma minoria, infelizmente.Talvez não em número, mas na força de manutenção e viabilização de suas ideias e práticas, que visam impedir o esvaziamento de um assunto tão sério e um avanço na punição pela punição, no melhor estilo dente por dente, olho por olho.

Muito difícil em uma sociedade que prefere esconder seu racismo, ocultar com todas as forças a sua rejeição aos mais pobres, e ansiar por vingança mais do que por justiça.

O que busca o desembargador e todos que lutam pela consolidação da vida e do direito, não é deixar de responsabilizar, é responsabilizar com humanidade, isso é justiça.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Uma defesa da vida

no Jornal do Brasil por Mônica Francisco O dia já passou, mas a...

As tristes e signficativas estatísticas das mortes nos partos

Na segunda-feira pela manhã (29), o plenário da Câmara...

Diferenças que causam dor na cidade ‘formal’ e na favela

Com tantas questões difíceis e um turbilhão de acontecimentos,...

Precisamos de doses cavalares de discernimento

O país está em suspense por conta de nossa...

Combater o racismo é lei no Rio de Janeiro

Enfrentar toda forma de discriminação e preconceito é responsabilidade de toda sociedade dita civilizada. Trago em minha trajetória o combate veemente às chagas que...

Mônica Francisco, eleita no Rio: ‘Minha eleição é consequência de uma trajetória’

Ativista, pastora e feminista, ex-assessora de Marielle Franco foi eleita deputada estadual no Rio de Janeiro com mais de 40 mil votos. Por Leda Antunes, no...

A dororidade e a dor que só as mulheres negras reconhecem

"Boa noite, Vilma. Seu livro mostrou meu não lugar... não tenho a branquidade de Schuma Schumacher (escritora e feminista), nem a vivência das Pretas....
-+=