Retrocesso: EUA: Suprema Corte limita responsabilidade do empregador em assédio

A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou nesta segunda-feira que um empregador somente poderá ser acusado de assédio sexual, ou por motivos raciais no trabalho se o suposto agressor for de hierarquia superior.

Em uma decisão qualificada pela minoria liberal da Casa como um retrocesso para os direitos dos trabalhadores, a Suprema Corte se pronunciou contra a ação de Maetta Vance, uma mulher negra de Indiana que denunciou ter sido assediada por motivos raciais por uma colega branca do trabalho.

A sentença determinou que, no caso da Ball State University, a instituição não pode ser declarada responsável pela conduta de alguém que degrada um colega que seja da mesma posição hierárquica.

Segundo o juiz Samuel Alito, para que um demandante possa culpar seu empregador, a pessoa acusada de assédio deve ser um supervisor, ou uma pessoa capaz de realizar ações trabalhistas tangíveis. Isso significa uma pessoa capaz de realizar “mudanças na situação trabalhista, tais como contratação, demissão, promoção, reposicionamento com responsabilidades significativamente diferentes” da outra pessoa, ou a tomada de decisões que causem “mudanças importantes nos benefícios” do empregado.

Na ação, Maetta Vance alegou que sua colega Saundra Davis transformou sua vida em um “inferno” com ameaças e discriminação racial.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Quadrigêmeos são aceitos juntos em Harvard e Yale e em outras universidades

A família Wade, de Ohio, nos Estados Unidos, recebeu uma...

Instituto May Coach Empoderamento vidas, transformando realidades

Release Enviado para o Portal Geledés O Instituto MayCoach, organização dedicada à...

Oficina Cultural Lélia Abramo promove o Encontro Regional de Hip Hop

A programação gratuita conta com uma Oficina de B...

para lembrar

Aos 62 anos, morre jornalista e apresentadora Graça Araújo vítima de um AVC

O jornalismo perdeu, na tarde deste sábado (8/9), uma...

A poesia que o Brasil não (re)conhece

Pesquisadora resgata importância da obra de Carolina de Jesus, a"poeta da favela". Por Nina Fideles Do Caros Amigos Carolina Maria de Jesus tinha...

Pelé foi alvo de racismo na carreira, mas ignorou luta antirracista

Adriano Wilkson Assim que chegou ao Santos, ainda adolescente, Edson...

A Lagoa da Vida de Boaventura Cardoso

1. "Dizanga dya Muenhu" (1977) é o livro de...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=