sábado, julho 2, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaReunião discute ações de cooperação entre Salvador e África do Sul

Reunião discute ações de cooperação entre Salvador e África do Sul

Em reunião nesta sexta-feira, 19, com o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, o prefeito Bruno Reis discutiu possíveis ações conjuntas em diversas áreas, como cultura, turismo e negócios. O encontro foi intermediado pelo presidente do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues.

“Estamos felizes em vir nesse exato momento em que a cidade celebra o mês negro. Cheguei ao Brasil em janeiro e pertenço ao grupo de embaixadores africanos. Apresentei uma proposta para estruturar um comitê do grupo africano aqui no país, especialmente com a Bahia, devido à história e cultura que ambos compartilhamos”, afirmou Mavimbela.

A ideia, segundo o embaixador, é enviar à capital baiana uma comitiva para estreitar o diálogo e troca de experiências. Existe a possibilidade de uma parceria entre Salvador e a cidade sul-africana Durban.

“Salvador é coirmã de diversas no mundo. Acho esse tipo de ação importante para estimular o desenvolvimento. Quanto melhor a gente se relaciona, constrói pontes e laços, mais fortalecidos a gente fica. Será uma alegria para a nossa cidade ter Durban como coirmã”, declarou o prefeito.

O presidente do Olodum sugeriu algumas iniciativas, como a implantação de um centro cultural de negócios e de informação sobre o país africano, a captação de voos diretos entre Salvador e Joanesburgo, e um festival literário e audiovisual a cada dois anos em ambos os locais.

Ainda em Salvador, o embaixador da África do Sul se reunirá com autoridades públicas, reitores de universidades, organizações da sociedade civil e representantes do movimento negro.

Artigos Relacionados
-+=