Reunião discute ações de cooperação entre Salvador e África do Sul

Enviado por / FonteDo A Tarde

Em reunião nesta sexta-feira, 19, com o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, o prefeito Bruno Reis discutiu possíveis ações conjuntas em diversas áreas, como cultura, turismo e negócios. O encontro foi intermediado pelo presidente do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues.

“Estamos felizes em vir nesse exato momento em que a cidade celebra o mês negro. Cheguei ao Brasil em janeiro e pertenço ao grupo de embaixadores africanos. Apresentei uma proposta para estruturar um comitê do grupo africano aqui no país, especialmente com a Bahia, devido à história e cultura que ambos compartilhamos”, afirmou Mavimbela.

A ideia, segundo o embaixador, é enviar à capital baiana uma comitiva para estreitar o diálogo e troca de experiências. Existe a possibilidade de uma parceria entre Salvador e a cidade sul-africana Durban.

“Salvador é coirmã de diversas no mundo. Acho esse tipo de ação importante para estimular o desenvolvimento. Quanto melhor a gente se relaciona, constrói pontes e laços, mais fortalecidos a gente fica. Será uma alegria para a nossa cidade ter Durban como coirmã”, declarou o prefeito.

O presidente do Olodum sugeriu algumas iniciativas, como a implantação de um centro cultural de negócios e de informação sobre o país africano, a captação de voos diretos entre Salvador e Joanesburgo, e um festival literário e audiovisual a cada dois anos em ambos os locais.

Ainda em Salvador, o embaixador da África do Sul se reunirá com autoridades públicas, reitores de universidades, organizações da sociedade civil e representantes do movimento negro.

+ sobre o tema

20 de julho de 1925 nascia Frantz Fanon

Autor de Pele Negra, Mascaras Brancas e Os Condenados da...

Ministério da Cultura angolano vai reeditar obras de Agostinho Neto

A iniciativa foi anunciada, em Luanda, por João Lourenço,...

Hillary Clinton almoça com Nelson Mandela na África do Sul

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, almoçou nesta...

Mandela segue internado em estado “grave, mas estável”

Joanesburgo – O ex-presidente da África do Sul e...

para lembrar

Brasileiros se surpreendem com o racismo na África do Sul

O que você sabe sobre a África do Sul?...

Durban +20: nova declaração reforça visão de mundo sem racismo e discriminação

Documento da Assembleia-Geral marca duas décadas da conferência internacional...

Metade dos ministérios da África do Sul será comandada por mulheres

Presidente recém-eleito anunciou quem serão seus ministros. Do G1 O governo...
spot_imgspot_img

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

A África do Sul tem razão

O fato de o Hamas ter cometido crimes brutais —o sequestro de civis israelenses, ainda em curso, é um deles— não exime Israel de prevenir genocídio, tampouco autoriza...
-+=