Reunião discute ações de cooperação entre Salvador e África do Sul

Enviado por / FonteDo A Tarde

Em reunião nesta sexta-feira, 19, com o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, o prefeito Bruno Reis discutiu possíveis ações conjuntas em diversas áreas, como cultura, turismo e negócios. O encontro foi intermediado pelo presidente do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues.

“Estamos felizes em vir nesse exato momento em que a cidade celebra o mês negro. Cheguei ao Brasil em janeiro e pertenço ao grupo de embaixadores africanos. Apresentei uma proposta para estruturar um comitê do grupo africano aqui no país, especialmente com a Bahia, devido à história e cultura que ambos compartilhamos”, afirmou Mavimbela.

A ideia, segundo o embaixador, é enviar à capital baiana uma comitiva para estreitar o diálogo e troca de experiências. Existe a possibilidade de uma parceria entre Salvador e a cidade sul-africana Durban.

“Salvador é coirmã de diversas no mundo. Acho esse tipo de ação importante para estimular o desenvolvimento. Quanto melhor a gente se relaciona, constrói pontes e laços, mais fortalecidos a gente fica. Será uma alegria para a nossa cidade ter Durban como coirmã”, declarou o prefeito.

O presidente do Olodum sugeriu algumas iniciativas, como a implantação de um centro cultural de negócios e de informação sobre o país africano, a captação de voos diretos entre Salvador e Joanesburgo, e um festival literário e audiovisual a cada dois anos em ambos os locais.

Ainda em Salvador, o embaixador da África do Sul se reunirá com autoridades públicas, reitores de universidades, organizações da sociedade civil e representantes do movimento negro.

+ sobre o tema

Construção civil passa a contratar haitianos após qualificação de operários brasileiros

O crescimento contínuo nos últimos dez anos da construção...

388 anos por reparar

Hoje, 22/11 se inicia o julgamento da ADPF pelas...

IZA é Isabela Lima a nova cantora que está pintando por ai. Confira o vozerão!

A Warner Music tem em suas mãos grandes cantores...

Toni Garrido diz que prefere usar a palavra ‘afrodescendente’

Não faz muito tempo que foi instituído no Brasil...

para lembrar

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do...

Januário Garcia

Januário Garcia se fez imprescindível ao apresentar imagens justas...

Moços improvisam nas ruas de Luanda ‘clínicas’ de unhas

Atendem no passeio e por ali montam verdadeiros salões...
spot_imgspot_img

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=