Ilustração de mãe e feto negros viraliza: conheça o estudante de medicina da Nigéria por trás do desenho

Enviado por / FonteDo G1

Chidiebere Ibe se dedica a ilustrações médicas feitas com pele negra para combater falta de diversidade nos livros acadêmicos.

Há algumas semanas, uma ilustração médica de um feto dentro de uma mulher viralizou nas redes sociais. O motivo: ambos tinham a pele negra. Muitos usuários nas redes relatavam que nunca tinham visto um desenho em que a pele das pessoas retratadas não fosse branca.

E mais: alguns diziam que nunca haviam reparado nisso.

O autor dos desenhos é o nigeriano Chidiebere Ibe, de 25 anos, que começou a fazer as ilustrações justamente para combater a falta de diversidade nos livros acadêmicos de medicina – que mostram, na maioria ou totalidade das vezes, peles brancas.

O autor dos desenhos é o nigeriano Chidiebere Ibe, de 25 anos. (Foto: Arquivo pessoal/Chidiebere Ibe)

O fato de a maior parte das ilustrações médicas serem feitas em peles brancas não é mero detalhe: algumas doenças de pele, por exemplo, têm aparência diferente se estão em pele clara ou escura, explica o próprio Ibe em entrevista ao g1.

Ilustração médica do nigeriano Chidiebere Ibe mostra vitiligo em pele negra. (Foto: Reprodução/Chidiebere Ibe)

“Isso também dá a todos acesso a cuidados de saúde equitativos, onde todos, independentemente da cor da sua pele, da sua raça, terão os mesmos cuidados de saúde que os brancos recebem”, diz.

Ele tem experiência com o assunto em primeira mão: em setembro, começou a estudar medicina na Universidade Médica de Kiev, na Ucrânia – as aulas, por enquanto, estão em formato remoto. Ele deve se mudar para o país no ano que vem.

Ao g1, ele conta que começou a desenhar na pandemia – sempre personagens com a pele negra. Outros desenhos seus, até mais complexos, já haviam feito sucesso – mas não de forma global, como a do bebê dentro da mãe. Ele diz que há planos de publicar as imagens em livros acadêmicos.

“Sinceramente, eu não esperava. [A imagem] viralizou e tocou muita gente. É importante [ter negros nas ilustrações] porque as pessoas querem se ver na literatura médica. As pessoas querem se sentir cuidadas e valorizadas”, diz.

Ilustração médica de Chidiebere Ibe sobre câncer no ovário mostra mãe e filho, ambos de pele negra. (Foto: Reprodução/Chidiebere Ibe)

Depois que se formar médico – daqui a seis anos –, Ibe deve seguir para um doutorado nos Estados Unidos, graças a uma oferta recente que recebeu por uma rede social. Também pretende continuar desenhando.

“Vou fazer isso por muito, muito tempo”, afirma.

Veja mais ilustrações abaixo:

Ilustração médica de Chidiebere Ibe mostra sarampo em desenho de criança negra (Foto: Chidiebere Ibe)
Ilustração médica com criança de pele negra, feita por Chidiebere Ibe, ensina a reconhecer fratura de crânio (Foto: Reprodução/Chidiebere Ibe)

+ sobre o tema

Samora Machel

Samora Moisés Machel (Madragoa, Gaza, 29 de Setembro de...

Léopold Sédar Senghor

Senghor era de família aristocrática. O pai, serere, era...

Personalidades sul-africanas percorrerão país de moto para homenagear Mandela

Várias personalidades do mundo da cultura e dos negócios...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

para lembrar

Edson Ikê, um ilustrador

Edson Ikê nasceu em 1980 em São Bernardo do...

Contos dos Orixás/ Tales of the Orishas

por Hugo Canuto INTERVIEW FOR TRIP TV CHANNEL ENGLISH VERSION The greatest...

Biografia do 1º médico negro de Londrina será lançada

Fruto de uma pesquisa acadêmica realizada por Mariana Panta,...

Sailor Moon negra

Ontem teve um post sobre as princesas Disney idosas,...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento do câncer do colo do útero em 20 anos utilizando um conjunto de medicamentos baratos...
-+=