Revista AzMina é condenada por expor comentários machistas

Revista AzMina deve pagar indenização de R$ 2 mil reais a um homem que foi criticado por pregar a desigualdade entre os gêneros publicamente

Do Az Mina

Quem senta no Divã de hoje é a redação da Revista AzMina. 

Perder faz parte da vida de quem topa a luta, mas algumas derrotas vêm com um baque mais duro porque são injustas. A Revista AzMina experimentou isso nas últimas semanas quando foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 mil a um homem por criticar comentários machistas que ele fez publicamente.

O caso correu em menos de dois meses, uma velocidade impressionante para um mundo em que pessoas pobres ficam na cadeia além da pena sob a desculpa de que não há juízes para julgar os casos. Não podemos revelar a identidade de quem nos atuou na Justiça e nem dar detalhes do processo por perigo de sofrermos ainda mais retaliações.

O sentimento é de desalento com a Justiça e com a nossa sociedade.

A postura de uma pessoa em posição privilegiada que é criticada por perpetuar a opressãode um outro grupo que vem sofrendo com violências há milênios deveria ser a de se desculpar e se deixar transformar e não a de penalizar ainda mais este grupo. A verdade é que, às vezes, parece que o correto seria que este homem nos indenizasse por pregar publicamente as coisas que defende.

Isso ter acontecido pelo menos nos ensinou algo sobre a lei. É um conceito legal, o de difamação. Nós achávamos que difamação ocorria apenas se nós publicássemos uma mentira sobre uma pessoa. Mas aprendemos que falarmos qualquer coisa que manche a reputação de alguém pode ser difamação, independente de ser mentira ou verdade. Ou seja: o homem foi machista e nós falamos isso, mas pela lei, nós estamos erradas. Para nós que fazemos jornalismo e temos de lidar com denúncias constantes de machismo, entender isso é importante.

Mas nós também achamos um absurdo que a justiça não considere uma difamação contra todas nós mulheres quando um homem diz algo machista na internet.

A Revista AzMina só é viável financeiramente a muito custo e esse baque orçamentário terá um peso na luta feminina por liberdade que só nós podemos medir.  Neste momento,teríamos que retirar os recursos de um curso para treinar professores para prevenir estupros de crianças. Não queremos fazer isso.

Tampouco queremos nos intimidar e passar a não criticar o machismo por medo de retaliações. 

Por isso, pedimos a ajuda de vocês para recolher, com um pouquinho de cada um de nós que acredita na injustiça dessa decisão,  o valor da indenização. Quem quiser colaborar deve fazer um depósito ou transferência na conta bancária da revista, cujas informações seguem abaixo. Se recebermos qualquer doação acima do valor estipulado, ele seráguardado em um fundo de segurança para processos judiciais.

Agradecemos ao apoio desta linda comunidade que temos construído e reafirmamos nossa confiança na comunicação não violenta e nossa fé de que, juntas e juntos, podemos balancear um pouco as injustiças de um mundo cão.

Dados para doações:

Banco Bradesco:
Associação AzMina
CNPJ: 23.642.882/0001-94
Agência: 0498-7 Conta Corrente: 3625-0

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta,...

Secretarias se unem para atuar em atenção à saúde da mulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) e a Secretaria...

para lembrar

spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=