“Bon Voyage (Crioulo em Paris)” levanta o debate sobre a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos
Por Cristhiane Faria para o Portal Geledés

No dia 26 de abril, sexta-feira, Rincon Sapiência lança o single “Bon Voyage (Crioulo em Paris)”, música gravada durante sua primeira turnê internacional ao lado do DJ Mista Luba, que chega acompanhada de um videoclipe gravado na cidade luz, com direção de Chino e Mouky para a Lazy House Films. Com um título provocativo, o trabalho levanta o debate sobre a desigualdade de oportunidades entre brancos e negros quanto à possibilidade de viajar e conhecer o mundo. Ao mesmo tempo, ressalta a importância do tema da ascensão por meio da arte independente, que levou o rapper paulistano a cruzar o Atlântico para mostrar sua arte no velho continente.
A viagem, que passou por diversos países em 2017 e marcou o lançamento do premiado álbum “Galanga Livre” em terras europeias, inspirou o Mc, produtor e empresário a registrar suas impressões sobre uma das metrópoles mais cosmopolitas do mundo, Paris, onde o clássico e o moderno se fundem na arquitetura, na música e na moda. A vivência de Rincon nas ruas parisienses desperta imagens que fogem aos clichês sobre a capital francesa, destacando as fortes influências das culturas africana, árabe e asiática, que se estendem desde a culinária até a própria organização espacial da cidade em bairros étnicos.
Assumindo a figura de um imigrante, o artista aborda o tema problemático da xenofobia presente em países como a França, onde a entrada e permanência de estrangeiros é pauta constante de debates públicos. Entre “giros e closes”, em “Bon Voyage (Crioulo em Paris)” Rincon Sapiência foge de uma narrativa deslumbrada sobre a metrópole, trazendo uma reflexão sobre a sua composição multiétnica, onde a beleza e a desigualdade convivem juntas. Nada muito diferente do Brasil deixado para trás pelo rapper, que declara o seu saudosismo pelo o que lhe faz falta por aqui, desde a comida brasileira até os amigos da Cohab 1 – bairro onde nasceu e cresceu, em São Paulo – permeada por temores sobre o futuro do país em meio à crise político-econômica que se instaurava à época.
O clipe traz cenas das andanças do Manicongo – como também é conhecido – e do DJ Mista Luba pelas áreas centrais e periféricas de Paris, entremeadas por registros de shows da tour e da vivência cotidiana da dupla. Há 15 anos dividindo os palcos, na ocasião os parceiros viveram a sua primeira viagem internacional juntos. Durante as horas vagas, entre um show e outro, eles se dedicaram a explorar experiências ligadas ao seus lifestyles em comum, desde o vegetarianismo, passando pela moda, e, claro, a pesquisa musical. Com sample que lembra timbres da musicalidade árabe tão presente em Paris, a música conta com graves potentes e um beat de trap. Tudo isso coroado
por versos cortantes que trazem expressões-chave do francês e reafirmam a versatilidade do Mc em construir rimas com as sonoridades de todas as palavras que tocam seus ouvidos, seja em qual for a língua.
Além do clipe, disponibilizado no canal de Rincon Sapiência no YouTube, “Bon Voyage (Crioulo em Paris)” também está disponível nas principais plataformas de streaming.
Sobre Rincon Sapiência
O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Em 2017, lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil. Desde então, Sapiência tem trabalhado na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Recentemente, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Atualmente, o artista se dedica à produção de seu segundo álbum e no início deste ano foi indicado como melhor cantor no Troféu Imprensa 2018 do SBT, sendo o primeiro artista de rap em 10 anos de premiação, cujos ganhadores ainda não foram divulgados.
Site oficial | Youtube | Facebook | Twitter | Instagram
Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.