Rio de Janeiro recebe encontro de cinema negro

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80 anos do cineasta Zózimo Bulbul

Do  Biblioo

De 30 de agosto a 9 de setembro, o Rio de Janeiro recebe o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”. O evento, que em 2017 completa 10 anos, bateu recorde de inscrições. São mais de 80 produções brasileiras e internacionais de cineastas negros premiados e também de jovens revelações. A programação ocupa os espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá).

A comemoração de uma década do encontro coincide com os 80 anos de Zózimo Bulbul (in memorian). O ator, cineasta e fundador do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul será o grande homenageado desta edição.  Em 2013, ano de sua morte, seu nome foi incorporado ao evento. A efervescência atual do cinema negro brasileiro passa diretamente pelo trabalho realizado pelo diretor de “Alma no Olho”. Referência para uma nova geração que se destaca e se afirma como cineasta negro e negra.

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. “Um encontro com a característica que o Zózimo imprimiu, onde a maioria dos convidados internacionais é da África, na curadoria eu tenho a preocupação de oferecer um painel do que está acontecendo neste continente, um painel do cinema feito pela África negra”, explica Joel.

Na edição de 10 anos, o encontro recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando, a partir de exibições e debates, o intercâmbio com realizadores brasileiros e da diáspora africana.

Além da juventude, o evento tem como foco o protagonismo das mulheres negras no audiovisual, Pela primeira vez, a pesquisadora Janaina Oliveira é curadora convidada do encontro. A exibição de estreia dos curtas Fé Menina e Tia Ciata são exemplos da expansão do cinema negro pelas lentes das mulheres. Na esteira da representatividade, os filmes abordam o protagonismo feminino. Realizado pelo Coletivo Mulheres de Pedra, “Fé Menina” está no lançamento, na quarta-feira (30), no Cine Odeon. Já Tia Ciata também é destaque na programação.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador, Zózimo Bulbul, cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações. . Em 2017, o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” recebe 88 filmes, sendo 66 nacionais e 22 internacionais.

SERVIÇO

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/10 anos

Data: 30 de agosto a 9 de setembro de 2017 (terça-feira a domingo)

Horário: consultar programação

Local: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, Cinema Odeon, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro

Endereço: Cinema Odeon, Praça Floriano, 7, Centro; CCJF, Av. Rio Branco, 241, Centro; MAR, Praça Mauá, 5, Centro.

Ingresso: Cinema Odeon R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); Centro Cultural Justiça Federal e MAR, entrada gratuita com distribuição de senhas 1 hora antes do evento.

Informações: www.afrocariocadecinema.org.br

Classificação: Livre (sessão 13h) e 16 anos (Demais sessões)

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...