Rio de Janeiro registrou 800 atendimentos de intolerância religiosa em 2017

Média é de dois casos por dia. Intolerância contra o candomblé, umbanda e outras religiões de matriz africana correspondem a 71,5% dos atendimentos.

Por Ricardo Abreu e Guilherme Ramalho no G1

Um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos mostra que o Estado do Rio de Janeiro registrou 800 atendimentos de intolerância religiosa só no ano passado. A média é de dois casos por dia e, na maioria das vezes, as vítimas são praticantes de religiões de matriz africana.

Os tipos de intolerância mais praticados são discriminação, depredação, difamação e invasão. Praticantes do Candomblé, Umbanda e outras religiões de matriz africana correspondem a 71,5% dos atendimentos. Já os católicos correspondem a 9%, evangélicos 6%, e islâmicos, 3%.

Desde 2011, quando as denúncias puderam começar a ser feitas por telefone, os episódios registrados aumentaram a cada ano. Em 2011, por exemplo, foram registradas 15 denúncias. Em 2012, o número aumentou para 109 registros. Já em 2016, foram 759 casos.

Na próxima terça-feira (23), o Estado do Rio de Janeiro vai lançar o Plano de Promoção da Liberdade Religiosa. É o primeiro, em todo o país, a ser implementado.

A partir de agora, no Rio, registros de ocorrência em delegacias vão passar a classificar a intolerância religiosa nestes episódios. A lei, sancionada na semana passada pelo governador Luiz Fernando Pezão, prevê que sejam enquadrados como crime contra o sentimento religioso.

+ sobre o tema

Gordofobia que vem de casa

M. é muito autoconfiante, mas me enviou este email...

Homem que mantinha site contra negros, nordestinos e gays é condenado

A Justiça Federal condenou a seis anos e sete...

Campanha nacional de combate ao racismo é lançada

A Contracs e diversas entidades se uniram à CUT...

para lembrar

Secretaria da Justiça vai criar uma Coordenadoria de Diversidade Religiosa

Durante encontro com o Grupo de Diálogo Inter-religioso de...

Infância entre Divindades – as Crianças no Xirê do Candomblé

"Feliz, a criança vive entre os deuses Abraça deusas E se...
spot_imgspot_img

Umbanda completa 115 anos em meio à intolerância religiosa

O Dia Nacional da Umbanda será comemorado neste 15 de novembro, mas existe uma questão forte a enfrentar. A intolerância religiosa é uma preocupação...

Emancipa Axé discute o que as comunidades de matriz africana podem fazer na luta antirracista

Um encontro no próximo dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, vai debater o papel das comunidades de matrizes africanas na luta...

Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB SP faz audiência pública sobre o uso de vestimentas religiosas nos ambientes de justiça

Nesta terça-feira (13), a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo)...
-+=