Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas
Enviado por Flavia Flores via Guest Post para o Portal Geledés
No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, acontece a 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial”, que celebra o lançamento da campanha de mesmo nome, no Rio de Janeiro.  Promovida pela ID_BR, uma empresa social comprometida com a promoção de direitos humanos, a intervenção tem como objetivo mobilizar a população para uma conscientização sobre o tema. Ao todo são esperadas cerca de 120 pessoas no evento, que é gratuito.
Os interessados podem confirmar a participação pelo Facebook, na página “Sim à Igualdade Racial” (https://www.facebook.com/events/138873769803659/). A corrida, de 5 km, será uma grande intervenção pelo roteiro histórico do Rio. A concentração é nos Arcos da Lapa e a chegada no Cais do Valongo, local que já foi a porta de entrada para milhares de escravos no Brasil, no século XIX. A largada oficial será às 14hs. Os 50 primeiros que chegarem ao local, e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial” e poderão fazer o percurso com ela.
Como parte das atividades do evento, a partir das 12h30, haverá um debate sobre o lançamento da campanha “Sim à Igualdade Racial”, com a CEO da ID_BR, Luana Génot, e, logo depois, a exibição de trechos do filme “A Princesa e o Sapo”, com discussão sobre a questão racial no filme e ainda a exposição Negro Nobre. Na chegada, no cais do Valongo, acontecerá um show do MC Aori e convidados e será feito um grafite com a logomarca da campanha Sim à Igualdade Racial.
De acordo com a CEO da ID_BR, Luana Génot, a campanha “Sim à Igualdade Racial” tem como intuito engajar continuamente a sociedade civil, independente da cor de pele ou raça, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a população.
“Quem luta contra o racismo tem pressa, por isso, vamos correr! Mas esta luta não começou agora, só na ID_BR, desde 2013, estamos realizando iniciativas pela promoção da igualdade racial e que nos inspiraram na criação da campanha ‘Sim à Igualdade Racial’. Esta é a primeira vez que vamos levar a reflexão também para o esporte. Esta corrida não visa à competição, mas sim à união de esforços para conscientizar e fortalecer a luta contra o racismo, que infelizmente ainda é muito presente na nossa sociedade”, explica Luana.
A corrida “Sim à Igualdade Racial” é uma realização da ID_BR, com o apoio das crews de corridas urbanas Brutal Corre, Cria e Ghetto Girls e da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR).
Serviço 1ª corrida “Sim à igualdade racial”:
Data: 20 de novembro
Horário: 12h30 (Pré- corrida) – Debate sobre racismo
13h45-14h Check in Corrida- Os 50 primeiros a chegarem na largada e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial”
14h (Arcos da Lapa) – Alongamento Afrovibe e largada
Chegada: Cais do Valongo
 
Programação completa:
12h30 – Abertura: ID_BR apresenta Campanha Sim à Igualdade Racial – Luana Génot
12h35 – 13h20 – Exibição de filme e debate “A Princesa e o Sapo” sobre a questão racial com Elbert Agostinho
13h20 – 13h45 – Debate + tour exposição #negronobre
14h – 14h10 – Alongamento Afrovibe, com Maryam Kaba
14h10- Largada da corrida “Sim à Igualdade Racial” (Arcos da Lapa)
15h-16h – Pocket Show Aori e convidados + Intervenções urbanas e Grafite no Cais do Valongo
Sobre a ID_BR
A ID_BR, cuja sigla é uma abreviação de Identidades do Brasil, é uma empresa social de moda e audiovisual com foco na promoção dos direitos humanos. Idealizada pela publicitária e mestranda em Relações Étnico-raciais, Luana Génot, a empresa foi criada em setembro de 2013.Participante do laboratório de Startups da Shell Iniciativa jovem e comapoio da LL Advogados, a ID_BR projeta se tornar um Instituto em forma de associação sem fins lucrativos no próximo ano.
Sobre a Campanha “Sim à Igualdade Racial”
Depois de exibir rostos de variados tons de pele na exposição CARA::PELE::JEITO e estampar esta diversidade numa linha de roupas com a coleção Pele, a ID_BR resolveu dar mais um passo adiante na luta por um Brasil mais plural e mais consciente, com a campanha Sim à Igualdade Racial no Facebook, cujo objetivo é engajar a sociedade civil, independente de sua cor de pele ou raça, de maneira continua, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a sociedade. Foi criado um símbolo “um sonho: um coração em formato de coração, com listras que se entrelaçam, cada uma representando um tom de pele representando a diversidade étnico-racial do país.  Através da venda de produtos e do uso licenciado do símbolo da campanha por eventos ou empresas apoiadoras, a ID_BR reverterá estes fundos arrecadados para outras Instituições focadas na inclusão social de grupos marginalizados e na luta contra o racismo.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Filme Quilombo Rio dos Macacos será exibido no CCBB (RJ)

Filme Quilombo Rio dos Macacos será exibido no CCBB...

No mês da consciência negra o Justificando lança coluna ‘Vozes Negras’

No mês da consciência negra, oito juízas e juízes...

‘Muita bravura e teimosia’, diz Vovô do Ilê sobre 45 anos do bloco

Ilê Aiyê celebra aniversário nesta quinta-feira (1º) com Daniela...
spot_imgspot_img

Protocolo negro

Quem é negro costuma cumprir um protocolo ao colocar o pé na rua. Inclui jamais sair sem um documento; não ir ao supermercado com...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Moção de solidariedade da UNEGRO ao Vai Vai 

A União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO), entidade fundada em 1988, com  longa trajetória na luta contra o racismo e suas múltiplas...
-+=