Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas
Enviado por Flavia Flores via Guest Post para o Portal Geledés
No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, acontece a 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial”, que celebra o lançamento da campanha de mesmo nome, no Rio de Janeiro.  Promovida pela ID_BR, uma empresa social comprometida com a promoção de direitos humanos, a intervenção tem como objetivo mobilizar a população para uma conscientização sobre o tema. Ao todo são esperadas cerca de 120 pessoas no evento, que é gratuito.
Os interessados podem confirmar a participação pelo Facebook, na página “Sim à Igualdade Racial” (https://www.facebook.com/events/138873769803659/). A corrida, de 5 km, será uma grande intervenção pelo roteiro histórico do Rio. A concentração é nos Arcos da Lapa e a chegada no Cais do Valongo, local que já foi a porta de entrada para milhares de escravos no Brasil, no século XIX. A largada oficial será às 14hs. Os 50 primeiros que chegarem ao local, e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial” e poderão fazer o percurso com ela.
Como parte das atividades do evento, a partir das 12h30, haverá um debate sobre o lançamento da campanha “Sim à Igualdade Racial”, com a CEO da ID_BR, Luana Génot, e, logo depois, a exibição de trechos do filme “A Princesa e o Sapo”, com discussão sobre a questão racial no filme e ainda a exposição Negro Nobre. Na chegada, no cais do Valongo, acontecerá um show do MC Aori e convidados e será feito um grafite com a logomarca da campanha Sim à Igualdade Racial.
De acordo com a CEO da ID_BR, Luana Génot, a campanha “Sim à Igualdade Racial” tem como intuito engajar continuamente a sociedade civil, independente da cor de pele ou raça, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a população.
“Quem luta contra o racismo tem pressa, por isso, vamos correr! Mas esta luta não começou agora, só na ID_BR, desde 2013, estamos realizando iniciativas pela promoção da igualdade racial e que nos inspiraram na criação da campanha ‘Sim à Igualdade Racial’. Esta é a primeira vez que vamos levar a reflexão também para o esporte. Esta corrida não visa à competição, mas sim à união de esforços para conscientizar e fortalecer a luta contra o racismo, que infelizmente ainda é muito presente na nossa sociedade”, explica Luana.
A corrida “Sim à Igualdade Racial” é uma realização da ID_BR, com o apoio das crews de corridas urbanas Brutal Corre, Cria e Ghetto Girls e da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR).
Serviço 1ª corrida “Sim à igualdade racial”:
Data: 20 de novembro
Horário: 12h30 (Pré- corrida) – Debate sobre racismo
13h45-14h Check in Corrida- Os 50 primeiros a chegarem na largada e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial”
14h (Arcos da Lapa) – Alongamento Afrovibe e largada
Chegada: Cais do Valongo
 
Programação completa:
12h30 – Abertura: ID_BR apresenta Campanha Sim à Igualdade Racial – Luana Génot
12h35 – 13h20 – Exibição de filme e debate “A Princesa e o Sapo” sobre a questão racial com Elbert Agostinho
13h20 – 13h45 – Debate + tour exposição #negronobre
14h – 14h10 – Alongamento Afrovibe, com Maryam Kaba
14h10- Largada da corrida “Sim à Igualdade Racial” (Arcos da Lapa)
15h-16h – Pocket Show Aori e convidados + Intervenções urbanas e Grafite no Cais do Valongo
Sobre a ID_BR
A ID_BR, cuja sigla é uma abreviação de Identidades do Brasil, é uma empresa social de moda e audiovisual com foco na promoção dos direitos humanos. Idealizada pela publicitária e mestranda em Relações Étnico-raciais, Luana Génot, a empresa foi criada em setembro de 2013.Participante do laboratório de Startups da Shell Iniciativa jovem e comapoio da LL Advogados, a ID_BR projeta se tornar um Instituto em forma de associação sem fins lucrativos no próximo ano.
Sobre a Campanha “Sim à Igualdade Racial”
Depois de exibir rostos de variados tons de pele na exposição CARA::PELE::JEITO e estampar esta diversidade numa linha de roupas com a coleção Pele, a ID_BR resolveu dar mais um passo adiante na luta por um Brasil mais plural e mais consciente, com a campanha Sim à Igualdade Racial no Facebook, cujo objetivo é engajar a sociedade civil, independente de sua cor de pele ou raça, de maneira continua, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a sociedade. Foi criado um símbolo “um sonho: um coração em formato de coração, com listras que se entrelaçam, cada uma representando um tom de pele representando a diversidade étnico-racial do país.  Através da venda de produtos e do uso licenciado do símbolo da campanha por eventos ou empresas apoiadoras, a ID_BR reverterá estes fundos arrecadados para outras Instituições focadas na inclusão social de grupos marginalizados e na luta contra o racismo.

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