Rio dos Macacos: Quilombolas dizem que lutarão até o fim

por: Leidiane Brandão 

“Aqui nasceram e morreram meus avós e meus pais. Nasci e também pretendo morrer neste lugar. Nossas famílias estão aqui desde a época da abolição da escravatura, há mais de 100 anos”, desabafou Luzinelia Oliveira dos Santos, 34 anos, moradora do Quilombo Rio dos Macacos, localizado próximo a Base Naval de Aratu.

O desabafo de Luzinelia e de dezenas de moradores é decorrente de uma briga judicial de reintegração de posse entre a Marinha do Brasil e os quilombolas. Luzinelia afirmou que a situação vem causando medo principalmente para as crianças. Apesar da tensão vivida pela comunidade no domingo com a presença da polícia no local, o dia ontem foi de tarnquilidade.

Documento emitido aos moradores pela 10ª Vara da Justiça Federal em 04 de novembro de 2010 informa que após a desocupação das terras serão implantadas instalações do Grupamento de Fuzileiros Navais, uma unidade hospitalar, um hotel de trânsito, além de um condomínio para os seus oficiais.

No domingo, venceu o prazo dado pela Justiça para a reintegração de posse em favor da Marinha. Mas, em audiência pública realizada no último dia 27, com a presença de representantes do governo federal, ficou acertado que a reintegração ficaria suspensa por cinco meses.

Os cinco meses de prazo serão usados para finalizar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo do estudo é identificar detalhes sobre a propriedade da área e há quanto tempo os quilombolas estão no local.

Ontem a tarde, a líder comunitária do quilombo Rosemeire Santos Silva, se reuniu com representantes de comunidades quilombolas dos estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, além de comunidades locais, quando foi discutido sobre a situação dos moradores. Segundo ela, o encontro teve o objetivo de unir as comunidades e garantir território.

No mês de janeiro, moradores da comunidade aproveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff na Bahia para denunciar a pressão que a Marinha estaria fazendo para que eles deixassem a área. Na ocasião, os quilombolas realizaram uma manifestação na área do pier marítimo de São Thomé de Paripe, reivindicando à presidente uma “solução” para o conflito.

Área de interesse da defesa nacional

Em nota, a Marinha do Brasil informou que a área ocupada, inserida na Vila Naval da Barragem, é objeto de uma ação reivindicatória, que não foi proposta pela Marinha do Brasil e sim pela União, por meio da Procuradoria da União no Estado da Bahia, correndo o feito pela 10ª Vara da Justiça Federal que determinou, em caráter liminar, em 4 de novembro de 2010, a sua desocupação, por entender que, além de se tratar de área de interesse estratégico para a defesa nacional, as invasões representam perigo de degradação do meio ambiente e de poluição hídrica, uma vez que ali existem nascentes que abastecem a Barragem dos Macacos;

Sempre com a concordância da Marinha do Brasil o cumprimento da decisão judicial vem sofrendo sucessivos adiamentos pela Justiça, para atender solicitações de órgãos envolvidos, a fim de assegurar uma saída pacífica e realocação segura dos réus.

Ainda de acordo com a nota, a Marinha do Brasil já ofereceu uma área, de sua propriedade, com características iguais e projeto de moradias dignas, para alocação dos ocupantes irregulares, não havendo sido demonstrado pelos mesmos nenhum sinal de aceitação. A área, ocupada pelos moradores é de difícil acesso e, segundo os pareceres técnicos de órgãos especializados, é inviável para a aplicação das políticas públicas necessárias no local.

Segundo informou a nota, ao contrário do que vem sendo divulgado pela mídia, não compete à Marinha do Brasil executar as ações para o cumprimento da supramencionada decisão judicial.

A presença de unidades da Polícia Militar na manhã de domingo nas proximidades do acesso à Vila Naval da Barragem, deveu-se apenas à manutenção da ordem nas vias públicas adjacentes, uma vez que não há nenhuma decisão judicial para a participação daquela instituição nas ações decorrentes do processo.

A presença de unidades da Polícia Militar nas proximidades do acesso à Vila Naval da Barragem, durante a ocorrência do evento, deveu-se apenas à manutenção da ordem nas vias públicas adjacentes.

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

+ sobre o tema

para lembrar

FEIRA PRETA

Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a...

Programação afro-alagoana de 11 a 15 de novembro 2010!

UNICEF Na quinta-feira (11.11) às 10h, lideranças do...

Consciência negra: Flavio Jorge fala sobre desafios do governo Dilma no combate ao racismo

  Flávio Jorge Rodrigues da Silva, diretor da Fundação Perseu...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=