O ex-atacante Ronaldo confirmou as especulações que circularam nos últimos dias e aceitou o convite para comandar o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL). De acordo com o site “Globo.com”, o anúncio oficial deve ocorrer na próxima quinta-feira, às 11h (de Brasília), em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro. No entanto, a informação pode ser confirmada somente na sexta (2), em São Paulo
O convite para ocupar o principal cargo executivo na organização do Mundial brasileiro partiu diretamente de Ricardo Teixeira, que acumula os cargos de presidente do COL e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A permanência de Teixeira à frente da organização da Copa se enfraqueceu nos últimos meses por conta de denúncias de corrupção envolvendo o cartola e seu padrinho político, o ex-presidente da Fifa, João Havelange. Os dois são acusados de receber propina da empresa ISL no final da década de 1990.
Segundo a rede britânica “BBC”, o mandatário da CBF fez um acordo com a Justiça suíça, país-sede da Fifa, segundo o qual devolveu os recursos desviados em troca do sigilo das investigações. O acordo previa a devolução de R$ 8,9 milhões.
No mês passado, o atual presidente da Federação Internacional, Joseph Blatter, defendeu publicamente a divulgação das informações do caso ISL.
Nos últimos meses, Teixeira também sofre pressão da Fifa. O fato ocorreu após o apoio do dirigente ao catariano Mohamed bin Hamman, inimigo político de Blatter.
Craques
A escolha de Ronaldo repete a história de ex-jogadores à frente da preparação para uma Copa do Mundo. Em 1998, Michel Platini, ex-jogador da seleção francesa, cuidou dos assuntos ligados ao Mundial da França. Oito anos depois, foi a vez de Franz Beckenbauer comandar o comitê alemão para a Copa 2006.
O Fenômeno já fazia parte do comitê paulista da Copa 2014. A nomeação ocorreu em fevereiro deste ano, dois dias da aposentadoria do ex-atacante. A partir de então, Ronaldo também tornou-se empresário ao fundar a 9ine, sua agência de marketing e consultoria esportiva.
Fonte: Correio do Brasil