Ronaldo se aposentará no fim de 2011

Atacante de 33 anos estreia amanhã na Libertadores e afirma que cada vez mais se identifica com o torcedor corintiano

Jogador, que se acostumou a reclamar dos períodos de concentração, afirma que pretende se divertir nos últimos 2 anos como atleta

 

Ronaldo, 33, anunciou ontem que 2011 será seu último ano como jogador de futebol.

“Renovei meu contrato com o Corinthians por mais dois anos, e serão meus últimos de carreira”, declarou o atacante ontem, em entrevista coletiva no Parque São Jorge.

O Fenômeno cumpriu a promessa feita no ano passado, de que encerraria sua carreira no clube. “Cada vez mais me identifico com o torcedor, minha vida tem sido maravilhosa em São Paulo”, afirmou ele.

Desde que chegou ao Corinthians, em dezembro de 2008, Ronaldo se transformou num defensor do fim das concentrações. Não perde uma oportunidade de reclamar dos períodos de enclausuramento antes de finais ou jogos importantes.

Ontem, quando questionado se conhecia o Racing de Montevidéu, adversário do Corinthians amanhã, na estreia do time na Libertadores, o atacante mostrou certo enfado com o futebol. “Não assisti a nenhum jogo. Eu não consigo assistir a muitos jogos pela televisão.”

Ronaldo, que começou no futebol profissional aos 16 anos, no Cruzeiro, afirmou que seu objetivo nos dois últimos anos de carreira é desfrutar. “Quero dar o máximo, me divertir muito. E espero terminar com conquistas importantes.”

O agente dele, Fabiano Farah, negou que Ronaldo esteja cansado do dia a dia do futebol. “Se tem uma viagem longa, ou uma concentração, isso é apenas uma etapa do trabalho”, disse. “Tanto é assim que negociamos para que ele continue após 2011, como embaixador ou vice-presidente do clube.”

 

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo (15 gols, em quatro participações), campeão em duas delas (1994 e 2002), afirmou ainda que pretende disputar o Mundial da África do Sul, em junho.

“Vamos ver, ainda tem chance para essa de agora”, comentou. “Para a outra é impossível, está muito longe e o tempo vai passando, inclusive pra mim, como vocês podem perceber.”

 

Ronaldo não foi convocado para a seleção uma vez sequer desde que a equipe foi eliminada pela França na Copa de 2006. Passou todo o ano de 2008 se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo -já havia passado por várias cirurgias no joelho direito.

 

Na temporada passada, o Fenômeno foi o artilheiro do Corinthians, com 23 gols, anotados em 38 partidas. Em 2010, disputou dois jogos, fez um gol e machucou a coxa direita. Não atua desde 27 de janeiro.

 

O camisa 9 volta a jogar amanhã, quando o Corinthians enfrenta o Racing. “Não sei se vou aguentar o jogo inteiro”, disse. “Treinei para suportar 90 minutos, mas, durante o jogo as coisas, são mais intensas.”

 

O atacante declarou não temer a pressão que existe sobre o clube. “Nós temos que absorver e tratar de jogar bem.”

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

Alemães e sul-africanos passam experiências da Copa a Cuiabá

Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (23), profissionais diretamente ligados...

17/11 – Antropóloga Heloísa Pires fala sobre elo cultural afro-brasileiro

A antropóloga e escritora Heloísa Pires fará palestra sobre...

Tênis: Venus sofre, e rivais “passeiam” na Austrália

Venus Williams sofreu para passar à terceira rodada...

Congada 13 de maio: quarenta anos de história, tradição e fé

Ceiça Ferreira Mais uma vez os tambores das...

para lembrar

African-American Film Critics Association 2011: Os vencedores

Nesta vaga de premiações norte-americana, também os críticos de...

Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes...

Gabriel Tchiema no Festival Internacional de Jazz de Cape Town

O proclamado Festival Internacional de Jazz de Cape Town...

Ramires elimina o Barça ‘para nossa alegria’

Herói da classificação sobre o Barcelona vira sensação na...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=