Edson Ikê

Design gráfico, ilustrador e trompetista

De origem periférica, desde muito cedo tomou consciência de sua realidade e usou a arte como forma de expressão e engajamento. Atuou como militante nos movimentos sociais utilizando a comunicação como ferramenta de libertação e transformação.

Como design gráfico organizou e participou em várias experiências em comunicação comunitária, trabalhou na Tribuna Metalúrgica, jornal histórico do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi fundador da primeira revista de hip-hop brasileiro a Rap Brasil em 1998. Em paralelo inicia estudo de impressão alternativa, se aprofundado em xilogravura. Cartazes, convites, jornais, ilustrações, são peças que marcam uma trajetória iniciada no começo dos anos 90 em São Bernardo do Campo.

Estudou publicidade. No Areião comunidade que morou realizou diversos projetos voltados ao movimento Hip Hop, como o Grito de Independência da Periferia, e intervenção artística de pinturas murais na comunidade. Tomou conta de sua negritude e expande seu olhar, sendo pesquisador e estudioso das artes africanas, tornando uma marca de seu trabalho.

Sempre foi apaixonado por música, como trompetista sua trajetória começa em 2004, entra para a banda Uafro, pesquisando vertentes da música negra mundial, passando pela música latina, samba, salsa, reggae, afro-beat, jazz, funk e rap. Participa da gravação do DVD Canja com Canja em Santo André. Em parceria com o rapper Raphão desenvolve o projeto Conde Favela que é um trabalho de pesquisa ligado à fusão do Jazz com Rap. Na banda Tokyo Bordello inicia uma nova fase musical, cujo trabalho está voltado à pesquisa de trilhas sonoras que perpassa, sobretudo pela estética jazzística.

Atuou como educador em diversas ONGs na grande São Paulo, como o CPA (Centro de Profissionalização de Adolescente) na zona leste, num projeto de inclusão digital chamado Garagem Digital projeto da HP Brasil, lecionando webdesign para 120 jovens.

Como ilustrador utiliza expressões de matiz africana e brasileira, se expressando por meio da xilogravura, pintura e a música, pesquisando várias linguagens e possibilidades de expressão e comunicação.

[images_grid auto_slide=”no” auto_duration=”1″ cols=”four” lightbox=”yes” source=”media: 103387,103388,103389,103390,103391,103392,103393,103395,103397,103398″][/images_grid]

Contato:

email| [email protected]

web| www.ensaiografico.com.br

tel | 9930-2306 ou 4549-5881

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

A trajetória do negro na literatura brasileira

Domício Proença Filho RESUMO ESTE ARTIGO busca traçar...

Unlocking The Truth: conheça banda de metal formada por meninos de 12 anos

Muitos músicos, quando relembram seu passado e como...

Espírito Santo recebe projeto de incentivo a cultura afro nas escolas

O ensino da história e da cultura afro-brasileira...

Os 7 melhores momentos de Michael Jackson

As músicas, os conceitos, as danças e as coreografias...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=